11 Nov, 2008 13:30

IDC Enterprise Mobility Seminar

Primeira palestra: Vinicius Caetano, IDC

O Vinicius abriu o evento com uma apresentação bem focada sobre o impacto das tecnologias móveis sobre a produtividade nas empresas. Citou exemplos históricos como o telégrafo, o telefone e a Intenet, e como essas tecnologias mudaram o modo como as empresas geriam seus negócios. Ele identificou que estamos numa nova fase de mudança onde as corporações começam a buscar soluções móveis para aderí-las a seus processos trazendo flexibilidade, possibilidade de trabalho remoto, comunicação instantânea e, consequentemente, o aumento da produtividade.

Segunda palestra: Paulo Breviglieri, Qualcomm

Em seguida, foi a vez do Paulo falar sobre a tecnologia 3G e como a banda de dados influencia na decisão de adotar ou não uma solução móvel, uma vez que custo e velocidade ainda são os maiores quesitos nessa avaliação.

Apresentou também a evolução do hardware em relação a tecnologia 3G, citando:

Modems USB

Eles têm feito um grande sucesso em todo mundo pela praticidade e pela possibildade de mover-se com um laptop para qualquer lugar sem depender de hot spots para conectar-se à Internet. Esses modems também abrem novas possibilidades quando falamos de banda larga em regiões isoladas ou com baixa infra-estrutura de telecomunicações.

Smartphones

Definindo Smartphone como um celular com Sistema Operacional e com um poder de processamento superior aos celulares atuais, Paulo indicou a iminente massificação destes dispositivos devido à possibilidade de comunicação e execução de aplicações mais avançadas, dando ao usuário muito mais mobilidade.

Notebook 3G

Na linha de notebooks com 3G embarcado - sem a necessidade de um modem externo - Paulo apresentou a marca atual de mais de 200 modelos comercializados no mercado mundial.

PCDs e MCDs

“P” de Pocket e “M” de Mobile. “CD” de Computing Device. Esses produtos caracterizam-se por serem maiores e mais potentes que um smartphone, contudo menores que laptops. São dispositivos que permitem praticamente toda a interação de um laptop, mas com uma portabilidade considerável, incluindo desde o iPhone a mini-laptops como o Eee PC. Estes dispositivos apontam a provável solução para a tão buscada convergência para as corporações.

Terceira palestra: Marcos Cabral, Neoris

O Marcos, finalmente, abordou a área de Sistemas de Informação móveis, apresentando a solução da sua empresa, Active Suite, desenvolvida em .NET para Windows Mobile que atende às áreas de Logística e Vendas. Ele demonstrou as possibilidades e os impactos já registrados sobre a produtividade e o atendimento ao consumidor final.

Debate

Na última atividade, o Vinicius mediou um debate com os outros dois palestrantes para discutir os últimos aspectos sobre tecnologia e abrindo espaço para perguntas. Destaco as considerações sobre as barreiras que a carga tributária brasileira impõe à expansão da tecnologia no país e, também, a insegurança que algumas empresas estão tendo na adoção do iPhone devido ao alto custo aqui no país e a necessidade de seguir a única via disponibilizada pela Apple para desenvolver para o aplicativo: o iPhone SDK.

Sobre este último assunto, fico feliz em ver que a Mobits já deu seu primeiro passo nesse caminho ao desenvolver seu primeiro projeto corporativo para o iPhone. Esperamos continuar neste caminho e ajudar a concretizar essas tendências móveis do mercado mundial.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.