27 Jan, 2009 12:18

Desbloqueando o iPhone legalmente

Jailbreak não rola
Claro que a primeira opção que veio a mente foi a utilização do jailbreak para liberar o iPhone, mas num projeto como o nosso essa não é uma opção interessante, pois queríamos que o nosso iPhone fosse o mais próximo possível do aparelho usado em produção e ainda haveria o envolvimento de uma operadora no projeto.

Munidos do nosso direito de consumidor garantido pela Anatel, fomos à Tim pedir o desbloqueio do iPhone. Na primeira loja que fomos, o vendedor disse que não faziam o desbloqueio, mas como eles não eram loja própria da Tim, sugeriram que nos informássemos melhor em uma destas.

Fomos à loja própria da Tim e, para nossa felicidade, eles faziam o desbloqueio lá \o/!! Contudo, o desbloqueio levaria 5 dias úteis e eles aplicam uma multa decrescente a cada mês após a compra. Funciona assim: se você desbloquear o iPhone, ou qualquer aparelho, no primeiro mês, pagará R$72,00, e a cada mês pagará R$6,00 a menos até um ano que é quando a multa chega a zero.

Antes de decidir pelo desbloqueio, tentamos a Oi, que anuncia desbloquear o aparelho de qualquer operadora, mas eles disseram que no iPhone eles não mexiam. :( Decidimos pela Tim.

Desbloqueio da Tim

Você leva o seu iPhone com a nota fiscal à Tim e eles abrem um protocolo. No caso do pré-pago, basta possuir créditos suficientes para pagar o valor da rescisão no momento em que o desbloqueio for efetuado - normalmente 5 dias úteis após a abertura do protocolo.

Infelizmente, o processo de desbloqueio do iPhone ainda não está bem estabelecido entre os funcionários da Tim, o que gerou uma série de confusões e, para resumir, foram necessárias 3 idas à loja e 3 protocolos diferentes.

O pulo do gato
O problema nos 2 protocolos anteriores é que não sabiam/explicaram como nós deveríamos proceder para concluir o desbloqueio. Apenas informaram que receberíamos uma ligação ou uma mensagem informando que o desbloqueio estaria concluído e os créditos seriam consumidos. Mas o tempo passava e nada acontecia.

Apenas no último protocolo recebemos a bendita ligação que explicava como deveríamos proceder:

  1. Troque o chip do iPhone
  2. Conecte ele no seu micro e abra o iTunes
  3. Tente acessar a internet
  4. (esse é por nossa conta) repita os 2 últimos passos até conseguir.

Depois de plugar e desplugar o cabo usb 2 vezes, de repente apareceu o nome "Oi" no status bar e tudo deu certo.

iPhone da Tim com chip da Oi

Só uma curiosidade: os créditos do chip da Tim, até o momento da escrita deste artigo, ainda não haviam sido descontados :D

Até a próxima.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.