06 Out, 2009 21:55

Flash no iPhone?

Recentemente, foi divulgado no Adobe Labs que com o Flash Professional CS5 será possível compilar sua aplicação em ActionScript 3 para o iPhone OS. Assim, o desenvolvedor poderá disponibilizar seu aplicativo na própria App Store!

Flash no iPhone?

Imagino que terá bastante limitações, porque desenvolver algo dessa forma não dá pra usufruir completamente dos recursos existentes na linguagem nativa. Mas não posso negar que isso representa uma enorme facilidade para aqueles que já trabalham com Flash, pois assim poderão criar também para o iPhone/iPod Touch - que é um mercado em pleno crescimento. Além disso, penso em uma outra questão. Para desenvolver uma aplicação para iPhone só é possível com um Mac. Será que com a nova aposta da Adobe será possível desenvolver usando o Windows?

Para quem se animou, a Adobe promete lançar a versão beta do Flash Professional CS5 no final deste ano. Para quem quer ver um exemplo na prática, a Adobe mostrou alguns jogos já disponíveis na loja da Apple.

Até a próxima, pessoal!

update: Hoje enquanto fazia o post para o blog, perguntei para a @adobeflash se daria para desenvolver com o Flash para iPhone usando o Windows. O gerente de marketing de produto do Flash Adobe Professional, Jonathan Wall (@jwall), me respondeu que sim! Ou seja, vamos aguardar o fim do ano para conferir! ;)

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.