Dica: como obter o número do iPhone através de um aplicativo
Escrito por Quintana em 08/10/09 13:32
Pois é.. a primeira vista pode parecer estranho, mas desde o firmware 2.1 existe uma brecha no iPhone SDK que possibilita que o número do telefone seja obtido por um aplicativo. Fiquei sabendo quando li esse post no MacMagazine que diz que desenvolvedores mal intencionados estavam enviando telefones dos seus usuários para depois incomodá-los com ligações de marketing.
Não satisfeito, resolvi procurar na internet e achei o código para obter o número do telefone:
id number = [[NSUserDefaults standardUserDefaults] objectForKey:@”SBFormattedPhoneNumber”];
NSLog(@”user phone number is %@”, number);
Testando no iPhone 3G com firmware 3.1 e chip da operadora Claro, obtive o número do meu telefone com o seguinte formato: 5555-5555, sem o código do país e o DDD. Contudo, vi em algumas referências como esta, que quando esse método é usado em iPhones com chips americanos, ele retorna um número assim 1 (555) 555-5555... ainda vou testar em outras operadoras.
De qualquer forma, fica a dica. Não sei se ela servirá para alguma coisa útil, mas a primeira ideia que eu tive foi mandar para um servidor o número dos celulares das pessoas que pirateiam aplicativos, heheheh. Usando métodos anti-cracking como esse, seria possível identificar esses usuários e depois poder ligar dizendo: "Olá, eu sou o desenvolvedor do aplicativo que você pirateou, tudo bom?". Que acham da ideia?
Leia também:
Se você ligasse pra mim eu diria "Pirateio porque você deu brecha! Além ..."
Sim Chorão! Mas sempre existe uma brecha.. nem mesmo os sistemas mais seguros da Microsoft estão livres de carckers. Isso é um jogo de gato e rato, quando uma defesa é feita, uma nova brecha é encontrada.. Contudo, acho que os usuários devem ter consciência que o desenvolvimento de software tem um custo alto e que e que se todas as pessoas piratearem os softwares, não haveria motivo para novos serem desenvolvidos. E a ideia de ligar pros usuários seria muito custosa, teríamos que pagar muito DDD pra isso, o que tem q mudar mesmo é a consciência dos usuários, mas isso é bem complicado..