03 Mar, 2009 00:24

Teste automático de interface para suas Apps

Eu já havia trabalhado com testes de interface para sistemas web com o Selenium e sempre gostei do poder que esta ferramenta acrescenta aos nossos teste e, portanto, fiquei muito feliz em ver esta possibilidade para o nosso projeto e coloquei logo em prática a técnica do Matt.

Observei algumas limitações bem como algumas dificuldades e comecei a modificar o código do Matt, chegando a soluções mais parecidas com o Selenium e achei que o troço tava ficando bom e merecia virar um projeto Open Source. Pedi então a autorização e o apoio do Matt para criar um projeto e tocar as ideias para a frente.

Eis que surge o Bromine!

Bromine Interface Test/Testes de interface Bromine - Bromo em Inglês, elemento seguinte ao Selênio na Tabela Periódica - está disponível para download via SVN no Google Code pelo endereço http://code.google.com/p/bromine/.

O Bromine possui uma seção wiki explicando como baixar e instalar o framework na sua aplicação, mas se tiver alguma dúvida não hesite em entrar em contato. E se quiser contribuir, melhor ainda! :D

Como funciona?

A ideia é simples: o Bromine disponibiliza comandos que permitem o desenvolvedor acessar e manipular os elementos da tela, deste modo, você pode, por exemplo, verificar se a tela que você está possui um título X, preencher uma caixa de texto e clicar num botão. Tudo isso automática, rápida e repetidamente, como um bom teste deve ser.

Para fazer essa mágica, o Bromine representa sua interface como um grande XML e seus comandos permitem acessar as views através de simples sentenças XPath.

Em breve, postarei um vídeo do Bromine em funcionamento para ilustrar melhor. Aguardem!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.