18 Mai, 2009 23:00

LG, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e a grande pergunta: pra que plataforma desenvolver?

Há alguns meses atrás, quando nós da Mobits fizemos nossa escolha, pesou mais um misto de necessidade e oportunidade, e acabamos embarcando no iPhone. O sistema da Apple já era uma realidade, havia toda uma badalação em cima do aparelho, e o desejo de um cliente de se aventurar por essas bandas foi nossa mola propulsora. Mas e agora? O que o cenário vislumbra?

Não há como discutir que o ano de 2008 foi o ano do iPhone. Seu lançamento, seu sucesso instantâneo, seu modelo de negócio inédito fez com que a Apple alavancasse e entrasse com força nesse cenário. Definitivamente, quem quisesse entrar nesse mercado, teria que seguir a rabeira da Apple, que indiscutivelmente saíra na frente.

Mas daí veio a crise. Não, não estou afirmando que a crise atrapalhou os negócios da companhia de Steve Jobs. Ela, na verdade, parece que não soube o que é (foi?) crise. Mas o problema é que as outras souberam. Ah, como souberam!

Se você pegar as manchetes, vai ver que a crise pegou em cheio as outras empresas de aparelhos. A Motorola anunciou queda de 26 por cento nas vendas no último trimestre do ano passado. Uma redução de US$3,6 bilhões que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ter. Outras empresas seguiram a mesma tendência, como era de se esperar em meio a uma crise econômica: Sony Ericsson, LG, Samsung também estão no mesmo barco.

E sabe quem ganha com isso? Android. O sistema, que na humilde opinião deste escriba teve um início tímido (pra não dizer decepcionante), tem começado a dar sinais de uma reviravolta vindo a caminho. Um estudo aponta que o sistema operacional do Google irá suplantar o iPhone OS em vendas em 2012. Isso graças às empresas que, a cada mês, anunciam que irão lançar seus celulares com Android. A Samsung já tem o seu aparelho pronto, a Motorola já anunciou que irá lançar um no segundo semestre, a LG está desenvolvendo os seus, enquanto a Sony Ericsson faz parte do consórcio que mantém o Android.

Android

Eu sempre questionei que no início as empresas que estavam lançando mão do Android não eram fortes aqui no Brasil. T-Mobile, HTC, não é algo que vejamos muito por aqui. Por isso eu era reticente sobre o sucesso dele. Agora perceba todas que estão no título deste post. Vai, me diga, não é o que todo mundo tem por aqui? Não é o que sua mãe, seu vizinho, seu professor sua namorada tem? Preciso dizer mais alguma coisa?

Mesmo não precisando, vale dizer: acho que tá na hora de você começar com o seu Hello World...

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.