01 Jun, 2009 18:47

Como apresentar sua App para o cliente

Entre o vai-e-vem de conseguir passar por todas as etapas que a Apple requer para desenvolver e licenciar sua App, você pode precisar apresentá-la a uma terceira pessoa - cliente, testadores beta, pais, amigos - e para isso você pode enfrentar certos desafios. Para simplificar, vou chamar daqui pra frente essa terceira pessoa de "cliente", independente de qual seja o papel dela.

Apresentando sem iPhone

Quando começamos o Módulo Risk Manager, ainda não havíamos comprado a licença - no caso a in-house, pois nosso cliente é corporativo. Sem a licença, segundo a Apple, só seria possível testar a aplicação através do simulador. Bem mais tarde, descobri, sem querer, que existe uma "solução alternativa" para instalar direto no iPhone sem a licença, mas que nunca testei e não sei se funciona.

Outra situação possível é quando o seu cliente está a distância e não possui um aparelho para testar. Em ambos os casos, as soluções que já utilizamos - ou pelo menos cogitamos - estão apresentadas abaixo.

Screenshots e Videos

São recursos muito pobres em termos de interatividade, mas podem ser eficazes, principalmente se a app for apresentada para um cliente importante e você não quer correr o risco de falhas - afinal, ainda está em desenvolvimento.

Para realizar os screenshots no Mac OS é muito fácil. Com o simulador aberto na tela desejada, você faz

Command-Shift-4 e depois Espaço

e depois é só clicar no simulador e o screenshot é gerado automaticamente no Desktop. Se quiser colocá-lo na área de transferência ao invés de salvar em arquivo, basta fazer

Control-Command-Shift-4 e depois Espaço

No caso dos vídeos, deu um pouco mais de trabalho por ter pouca experiência em captura e edição. Provavelmente existem softwares e técnicas mais eficientes, mas o que fizemos foi utilizar o software gratuito Copernicus para capturar as ações no simulador e o iMovie para editar, cortando cenas longas e inserindo texto se necessário.

VNC

É uma alternativa mais rica em termos de interatividade, mas dependendo das condições da conexão o resultado estético pode ficar bem prejudicado - principalmente animações. De qualquer maneira, pode ser útil quando o seu cliente já conhece o aspecto da app e quer somente validar uma nova funcionalidade ou a usabilidade de uma tela.

Para isso, instalamos o Vine que é um servidor gratuito e passamos o IP e a porta que o programa indica para o cliente, que por sua vez deverá usar um vnc client qualquer para acessar. O cliente, desta maneira, pode acessar a sua máquina com o simulador rodando e interagir através do mouse e teclado.

Com iPhone

Quando você e/ou o seu cliente possuem iPhone, temos uma situação bem mais favorável, dependendo apenas da distância entre você e ele.

Apresentação direta

É a mais simples. Você instala a app no seu próprio iPhone - usando o perfil de desenvolvimento que você cria após obter a licença ou a provável gambiarra lá de cima - e mostra para o seu cliente. Sem mistérios. É só rezar para a app não manifestar aquele bug inesperado bem na cara do seu cliente.

Ad Hoc

Quando seu cliente possui iPhone e você quer deixar uma cópia da app com ele, uma opção simples é a licença Ad-Hoc. Para utilizá-la, você deve obter o gigantesco número idenficador do aparelho do seu cliente, cadastrá-lo no portal de desenvolvimento da Apple, gerar a licença Ad-Hoc vinculando a sua app ao aparelho, gerar a app no XCode usando a licença e mandar tanto a app gerada quanto o arquivo de licença para seu cliente. No portal, você encontra estes passos muito bem detalhados.

Seu cliente, por sua vez, deve receber os arquivos (a app na verdade é uma pasta disfarçada, então sempre a envie zipada) e instalá-los através do iTunes.

Uma observação: você possui direito a cadastrar apenas 100 aparelhos. E nem adianta tentar remover algum, pois o contador não é decrementado. Sendo assim, use com parcimônia.

Distribuição In-House

Para os cliente corporativos, como o nosso, existe a licença In-House - mais cara que a da App Store: $299 - que permite criar apps e distribuí-las entre os iPhones da empresa. No contrato, está bem claro que a empresa dona da licença não pode distribuir as apps para terceiros sejam clientes, parceiros ou até prestadores de serviço que não estejam no desenvolvimento da própria app.

Se o seu cliente se encaixa neste perfil, então essa opção se dá semelhante a Ad-Hoc, exceto pelo fato de não haver necessidade de cadastrar aparelhos previamente.

Para instalar nos iPhones, o seu cliente pode usar o iTunes e instalar um por um - que pode ser um processo totalmente enfadonho dependendo do número de aparelhos e do tempo necessário para realizar a sincronia de cada um - ou, como descobrimos recentemente, utilizar o excelente iPhone Configuration Utility que permite instalar rapidamente perfis, configurações padronizadas e aplicativos sem ter que passar pelo lento processo de sincronia e ainda possui versões tanto para Mac OS quando para Windows.

E você? Tem alguma dica?

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.