01 Set, 2009 19:25

Envio de SMS: Java ME x iPhone OS

A funcionalidade era envio de SMS. Primeiro desenvolvi em Java ME. Não foi difícil pesquisar e encontrar o algoritmo que fizesse isso. O mais chato foi ter a certeza de que este algoritmo realmente funcionava para os mais diversos celulares.

Para que vocês não tenham o mesmo tabalho que tive, segue o algoritmo de envio de email em Java ME:

try {
        MessageConnection connection = (MessageConnection)Connector.open("sms://99999999");

        TextMessage sms = (TextMessage)connection.newMessage(MessageConnection.TEXT_MESSAGE);
        sms.setPayloadText("Olá");

        connection.send(sms);
        connection.close();
    } 
    catch (SecurityException e) {
        e.printStackTrace();
    } 
    catch (IOException e) {
        e.printStackTrace();
    } 
    catch (Exception e) {
        e.printStackTrace();
    }

Terminado o desenvolvimento em Java ME, fui em busca do algoritmo que fizesse o mesmo em iPhone. Porém, como para mim era certo de que acharia a solução, fiz logo um formulário de envio de SMS. Mas não estava certa. Depois de inúmeras pesquisas, inclusive em fóruns da própria Apple, a única coisa que descobri foi que os aplicativos para iPhone que desejam enviar SMS, só farão isso fora do mesmo, ou seja, a única coisa que fazemos é chamar o aplicativo de mensagens que o iPhone possui. E para piorar, nem a mensagem pode ser preenchida pelo nosso aplicativo, somente o número. Então, percebi que de nada adiantou meu esforço para fazer o formulário de envio de SMS. Dessa vez a Apple me decepcionou. :(

Segue abaixo, como chamar o aplicativo de mensagens do iPhone:

NSString *stringURL = @"sms:99999999";
NSURL *url = [NSURL URLWithString:stringURL];
[[UIApplication sharedApplication] openURL:url];

Ah, e não se esqueçam que depois de enviada sua mensagem SMS, o seu aplicativo não volta, ou seja, o usuário precisa novamente acessá-lo.

É, dessa vez os créditos estão todos com o Java ME! Espero sinceramente que a Apple libere o envio de SMS de dentro de aplicativos desenvolvidos por nós.

Valeu :)

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.