15 Jan, 2010 12:30

Testes de interface no iPhone SDK com o UIRecorder

Já mostramos aqui, no nosso blog, a ferramenta open source Bromine, desenvolvida por nosso colaborador Felipe Barreto, com auxílio de Matt Gallagher. Com o Bromine é possível criar testes que simulam a interação com diversos elementos do iPhone (como tabelas, botões, etc) e verificar o resultado dessas interações. Contudo, como é possível testar interfaces mais complexas, como a de jogos, onde não existem botões, tabelas ou labels? Para isso, temos que ir no simulador e fazer os testes na mão mesmo. E se esses testes forem complicados de se reproduzir? Então usamos o UIRecorder!

O UIRecorder nada mais é do que um gravador e reprodutor das interações que você faz no iPhone Simulator. Primeiro, você deve abrir o iPhone Simulator e o Instruments e escolher o UIRecorder:

UIRecorder

Dentro do UIRecorder, vá em "Attach to Process" e escolha o processo do iPhone Simulator. Com isso ele ficará vinculado ao iPhone Simulator e estará pronto para salvar as suas interações. Abaixo, existe um vídeo mostrando o funcionamento da ferramenta:

Um bom exemplo é o aplicativo Mobits Button Soccer, onde a interação com os botões é complicada de simular com outras ferramentas e de reproduzir. Com o UIRecorder eu posso gravar os testes, modificar o código e depois reproduzí-lo para ver se tudo funciona.

A única desvantagem do UIRecorder é que ele não é capaz de determinar de forma automatizada se o software está funcionando ou não, como o Bromine faz, mas já é uma mão na roda para quem quer reproduzir interações complexas e onde o custo de ficar olhando se elas estão corretas é pequeno.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.