01 Dez, 2010 17:19

Comparação entre frameworks para desenvolvimento de sites mobile

Existem dezenas deles disponíveis pela Internet, mas vamos falar aqui apenas daqueles com que tivemos contato nos projetos que desenvolvemos ou estamos desenvolvendo.

JQTouch

Um plugin desenvolvido sobre o famoso JQuery que está, até o momento em que escrevi este post, na versão Beta 2. Este foi o primeiro framework que trabalhamos e foi utilizado na site mobile da Apuração Eleições 2010 - Globo.com. Ele é muito simples de adaptar ao seu site e bem tranquilo de customizar. Com poucas linhas de Javascript e HTML, vc consegue montar uma lista onde cada item selecionado leva a uma outra página usando o efeito de slide left tão comum nos apps do iPhone.

O JQTouch é compatível com todos os navegadores baseados no Webkit, o que inclui não só o iPhone, mas também aparelhos com Android e mais alguns outros.

Dois pontos negativos foram: um resultado ligeiramente desengonçado quando usamos o efeito slide left no Android e a incapacidade de reabrir a página correta quando mandamos recarregar ou seja, se selecionarmos um item na página principal que abre outra página e mandarmos recarregar, o site volta para a página inicial, o que é péssimo, inclusive se quiser compartilhar o link de uma certa página.

Sencha Touch

Desenvolvido por um dos responsáveis pelo JQTouch, o Sencha Touch faz parte do Sencha e já está na versão 1.0. Não chegamos a utilizar de fato em nenhum projeto, mas fizemos alguns testes. Ele tem efeitos visuais fenomenais e uma boa compatibilidade com diversos aparelhos atuais. Sua documentação parece ser bem trabalhada e extensa.

Como lado negativo, é um pouco mais complexo de se começar a trabalhar que o JQTouch e o próximo que veremos a seguir. Se você quer fazer algo simples, ele é o típico canhão para matar moscas. O próprio autor estabelece essa diferença.

JQuery Mobile

O nosso escolhido para o próximo site mobile (ainda é segredo), o JQuery Mobile foi desenvolvido pelos próprios criadores do JQuery, está na versão 1.0 alpha 2 e tem a ousada missão de ser compatível com a maioria, senão todos, os aparelhos mais populares do mercado.

Por ter uma integração muito boa com o JQuery, sua leveza e simplicidade são o ponto alto deste framework. Mesmo ainda estando em versão alpha, ele já possui diversos recursos muito interessantes e mais que suficientes para desenvolver um site mobile de respeito.

Para nós ele foi o meio-termo entre a simplicidade do JQTouch e a qualidade do Sencha Touch. Além disso, não possui os defeitos do JQTouch que mencionei mais acima.

Alguma dica?

Se você conhece outro framework ou tem uma opinião diferente sobre os apresentados aqui, não deixe de comentar. Um abraço e até a próxima.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.