18 Abr, 2010 18:14

Novas oportunidades para os desenvolvedores com o iPhone OS 4.0

APIs iPhone OS 4

SMS dentro dos Apps

Já havíamos criado um post no passado falando exatamente sobre essa limitação que nos impedia de mandar SMSs no Cine Mobits. Agora com essa nova API, certamente veremos uma nova gama de apps com suporte a esta funcionalidade, que apesar de muitos acharem ultrapassada, ainda é muito útil em diversas situações.

Acesso direto ao álbum de fotos

Todos nós que usamos o iPhoto sabemos como é útil ter um programa que acessa nossas fotos, as alteram e as organizam com base em reconhecimento de imagens e rostos. Até o OS 3.0 não era possível contruir um app assim, pois o único acesso que os desenvolvedores tinham às imagens da câmera era através de um ImagePicker, que é uma tela onde o usuário escolhe uma imagem e permite ao aplicativo acessá-la. Agora o acesso será direto, sem intermediários, permitindo uma nova gama de apps nesse sentido.

Acesso aos dados da câmera de vídeo em tempo real

Para mim é sem dúvida a maior revolução, em termos de API, do iPhone OS 4. O acesso ao vídeo permitirá que aplicativos reconheçam em tempo real os dados da câmera e que os manipulem, criando filtros da imagem, reconhecendo movimentos ou posicionando objetos virtuais na cena, tornando possível novos aplicativos de realidade aumentada.

Os aplicativos de realidade aumentada que existem hoje só podem usar a câmera como fundo e usam os dados de sensores, como GPS ou acelerômetro, para posicionar os objetos virtuais nesse fundo. Com essa nova API os desenvolvedores, além desses sensores, poderão utilizar técnicas de visão computacional para fazer reconhecimento de imagens e assim posicionar os objetos mais precisamente. Não entendeu? Veja o vídeo abaixo de um de inúmeros exemplos de realidade aumentada em dispositivos móveis:

Outro exemplo é o famoso Google googles, que já existe para Android.

Pra melhorar essa história ainda mais, a Apple anunciou a biblioteca Accelerate que disponibilizará filtros e algoritmos de manipulação de imagens eficientes para o iPhone. Um dos principais desafios da realidade aumentada para dispositivos móveis é exatamente a performance, manipular imagens a um frame rate razoável é complicado, vamos esperar que essa API da Apple possa nos ajudar nesse sentido.

Notificações locais

Quem não gostaria que o aplicativo avisasse dos nossos compromissos? Com o iPhone OS 3, aplicativos como o Pocket informant de gerenciamento de tarefas e calendários tinham que usar o push para nos avisar dos nossos compromissos, mas para isso era preciso ter conexão com a internet ilimitada, o que nem sempre ocorre, além de gastar mais bateria. Agora com o OS 4, podemos cadastrar eventos locais, o que permitirá que aplicativos como o Cine Mobits nos alerte do horário de um filme, ou o GloboEsporte do horário de um jogo específico.

Outras APIs

Se destacássemos todas, nosso post ficaria muito extenso, por isso o melhor é deixar uma referência para o site de desenvolvimento da Apple para os interessados em saber mais.

O importante é que as novas oportunidades estão aí e o limite agora está na imaginação dos desenvolvedores em criar novidades para seus aplicativos usando essas novas funcionalidades.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.