13 Mai, 2010 16:38

A força das APIs na internet

Ter uma API pública significa ter um serviço aberto a todos na web, que permite que qualquer aplicativo (seja ele mobile, website ou desktop) possa utilizar suas funcionalidades sem precisar saber detalhes de sua implementação de forma fácil e prática.

Ganho de popularidade

Para quem cria uma API, é visível o ganho com reconhecimento de sua marca e a fidelidade dos usuários ao permitir que estes ganhem acesso aos seus serviços de outras maneiras, mais novas e interessantes. Para quem usa, integrar um serviço popular em sua aplicação vai ajudar na popularização da mesma. Pois ao usar serviços já popularizados, os usuários que conhecerem essas aplicações vão se identificar ao ver que seu aplicativo está integrado a um serviço que eles já utilizam.

Facilidade e agilidade

Fica mais rápido e fácil integrar uma aplicação às APIs do que construir um serviço do zero. Por exemplo, imagine como seria fazer uso de mapas numa aplicação sem a existência de uma API para esse fim. A solução seria criar tudo do zero, certo? Mas se for usado uma API existente, como a do Google Maps, o desenvolvimento será muito mais rápido.

Cuidados

Quem torna sua API pública, precisa ter cuidado com a segurança de seus servidores, pois uma vez estando pública, os dados precisam estar seguros de invasões de hackers. Além disso, precisa se preocupar em hospedar seu serviço em servidores poderosos capazes de lidar com um grande volume de acessos, pois quanto mais popular o serviço for, mais visitado ele será.

Mais possibilidades

Para quem usa, isso significa, que um aplicativo não precisa ficar vivendo no seu próprio mundo. Ele pode conversar com outros serviços, seja compartilhando algo no Twitter ou Facebook, mostrando um mapa pelo Google Maps, ou quem sabe fazendo uma compra via Paypal direto de seu aplicativo no iPhone.

Enfim, existem diversas APIs interessantes e disponíveis por aí. Não é à toa que vemos tantos aplicativos e websites as utilizando. Elas criam uma nova forma de enriquecer as aplicações de maneira prática e rápida. Que tal incrementar seu app?

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.