10 Jun, 2010 11:49

Como fazer layouts para Android

Android

Leia e siga as recomendações do Android Guideline

Antes de começar a fazer o layout de seu app, dê uma lida nas recomendações descritas no Android Guideline. O guia é bastante completo e explica passo-a-passo diversos itens. Além disso, possui arquivos .psd de exemplo para ícones de menu, tab, launchers. O pacote de exemplos pode ser baixado aqui.

Suporte a diferentes resoluções

Como todos sabem, o Android foi desenvolvido para rodar em vários tipos de dispositivos diferentes. Por esta razão, ao fazer o layout de um aplicativo é preciso ter em mente essa preocupação. Caso contrário, as imagens usadas no aplicativo terão perda de qualidade, ficando distorcidas. Neste sentido, é preciso se preocupar com os ícones e os elementos (botões, listas, abas, etc) da aplicação.

Para os ícones

Para que o aplicativo tenha suporte a diferentes resoluções, é preciso ter 3 versões dos seus ícones para cada tipo de resolução: baixa (ldpi), média (mdpi) e alta (hdpi) densidade. A resolução usada como default é a média.

Quando você cria o projeto, já vem um diretório padrão para as imagens, o res/drawable/. Para que o projeto também funcione para outras resoluções, basta criar os diretórios referentes. Por exemplo, no caso do hdpi, o diretório a ser criado é o res/drawable-hdpi/.

Estrutura de pastas para suporte a diversas resoluções

Pronto, a partir daí é só salvar seus ícones em suas respectivas pastas, que o Android cuida do restante do trabalho, usando as imagens de acordo com a resolução de cada tipo de aparelho.

Importante: O suporte a diferentes resoluções só funciona a partir do Android 1.6. A versão mínima do seu projeto também precisa ser a partir do 1.6.

Para os elementos, use NinePatch

O que fazer com os elementos, para que eles não percam qualidade quando forem renderizados em diferentes resoluções? Pensando nisso, o Android fornece suporte a imagens NinePatch, que nada mais é que uma imagem que você faz demarcações (são as marcas na borda da imagem, na cor preta) a mais para que o Android saiba onde ela poderá ser esticada.

Para fazer imagens NinePatch, o sdk provê uma ferramenta: a Draw 9-patch. O legal da ferramenta é que ela tem um preview (no lado direito) de como sua imagem fica quando ela é esticada verticalmente, horizontalmente e ambas.

Draw 9-patch

O próprio Android faz uso de diversas de imagens desse tipo. É possível trocar essa imagens por outras novas ou outras feitas a partir delas. Por exemplo, trocar o fundo de uma célula de uma lista quando ela está selecionada.

Enfim, espero ter ajudado com minhas dicas. Tem alguma outra dica? Não deixe de comentar!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.