11 Jan, 2011 15:28

Como distribuir versões Beta de aplicativos diretamente pela rede

O ruim do método Ad-Hoc é que os testers precisam "arrastar" o aplicativo enviado pelo desenvolvedor juntamente com um outro arquivo .provisioningprofile para a biblioteca do iTunes e depois precisam sincronizar com o dispositivo. Como alguns testers são leigos isso acaba se tornando um processo tortuoso. Varios beta testers do Mobits Button Soccer, por exemplo, já tiveram dificuldades com isso. O que pouca gente sabe é que existe uma maneira de instalar o app Ad-Hoc apenas abrindo um site com seu dispositivo e clicando em um link - o aplicativo instala automaticamente, mais fácil até mesmo do que a App Store (com a diferença que o UUID tem que ser fornecido antes). Abaixo segue o tutorial para fazer isso:

A primeira coisa que o desenvolvedor precisa fazer é abrir o projeto no Xcode e escolher a opção "build and archive". Depois que você fizer isso, o Organizer irá abrir e você precisará escolher a opção "Share".

Share

Depois disso, escolha a opção "Distribute for Enterprise" e entre com alguns dados do app, inclusive com o endereço final onde o aplicativo vai ser baixado (por medida de segurança). Alguns campos são opcionais, como o ícone do app:

appinfo

Quando você terminar, o Organizer irá salvar 2 arquivos na sua máquina, um .plist e um .ipa. Pegue esses 2 arquivos e junte a eles o profile Ad-Hoc que você usou para compilar o aplicativo (e que contém o UUID dos dispositivos que poderão instalá-lo). Estando os 3 arquivos na mesma pasta escreva o seguinte HTML:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"
    "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<html>
<head>
    <title>Versão Beta do Meu App - Somente para usuários cadastrados</title>
</head>
<body>
<ul>
<li><a href="http://CAMINHO_PARA_ARQUIVO.mobileprovision">Instalar Profile</a></li>
<li><a href="itms-services://?action=download-manifest&url=CAMINHO_PARA_ARQUIVO.plist"> Instalar Aplicativo</a></li>
</ul>
</body>
</html>

Hospede o HTML em algum servidor que o seu usuário tenha acesso. Agora basta o Beta Tester, a partir do Safari do seu aparelho, digitar o endereço dessa página , clicar no primeiro link para instalar o provisioning profile e depois no link seguinte para instalar o aplicativo. Rápido, fácil e sem custos para o tester, apesar do trabalhinho que o desenvolvedor tem :p

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.