13 Jun, 2011 11:48

iOS 5.0: novidades para desenvolvedores

iOS 5

Acesso ao iCloud

O iCloud foi uma das grandes novidades anunciadas. Ele permitirá o armazenamento de conteúdo na "nuvem". E uma vez o conteúdo armazenado, ele poderá ser atualizado automaticamente nos outros aparelhos iOS do mesmo dono. Por exemplo, digamos que o Cine Mobits utilize o recurso do iCloud pra guardar os cinemas favoritos. Caso você tenha o Cine no seu iPhone, e depois deseja baixa ele pro seu iPad, seus cinemas favoritos já poderiam vir marcados. Legal, né?

Newsstand

O Newsstand é como uma banca de jornais. Nele ficarão centralizados os aplicativos de revista/ jornal. Uma vez feita a assinatura, que poderá ser com In-App Purchase, a atualização do aplicativo será feita em segundo plano, assim o aplicativo sempre terá a última edição do periódico. Para criar um aplicativo para o Newsstand, a Apple disponibiliza o Newsstand Kit. É com ele que você dirá que seu aplicativo será publicado no Newsstand.

Integração com o Twitter

No iOS 5, o Twitter estará totalmente integrado, bastando a pessoa realizar o login ao menos uma vez (single sign-on), e assim não precisará informar sempre o login e senha. Os aplicativos nativos já virão com a possibilidade do tweet integrado. Para aplicativos de terceiros, basta realizar a integração.

Reconhecimento de Rosto

Sim! Através do Core Image, que permitirá também o uso de efeitos (filtros, efeitos de cor, distorções e transições), edição de imagens, redutor de olhos vermelhos, e outros.

Ferramentas de desenvolvimento

Do lado de quem desenvolve, a Apple trouxe novas novidades para ajudar no desenvolvimento.

  • O Storyboard: nova ferramenta no Xcode destinada a aplicativos que usam navigation e tab bars para realizar a transição entre telas do app.

  • Garbage Collector: Adeus retains e releases! Com o iOS 5, o gerenciamento da memória será trabalho do compilador e não do desenvolvedor. Segundo a Apple, isso simplificará o processo de desenvolvimento e reduzirá os crashs e leaks de memória.

Além destas novidades, tem muitas outras, como Centro de Notificações, iMessage, e mais! Confira aqui.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.