18 Jul, 2011 13:13

Publicar no Android Market

Android Market

Registro no Android Market

Primeiramente, para publicar algum aplicativo no Android Market, você deve se registrar como desenvolvedor com uma conta do Google e pagar uma taxa. A partir daí, você poderá enviar seu aplicativo sempre que quiser, atualizá-lo e publicá-lo quando estiver pronto. Uma vez no Android Market, qualquer usuário poderá baixar seu aplicativo. Para se registrar, clique aqui.

Pré-requisitos para publicar

Para conseguir publicar o seu aplicativo, você precisa atender os três requisitos abaixo:

  • assinar seu aplicativo com uma chave criptográfica privada com período de validade até 22 de outubro de 2033;
  • definir em seu aplicativo tanto o android:versionCode e um android:versionName no arquivo Manifest. O Android Market usará o android:versionCode para identificar a aplicação internamente e manipulação de atualizações. Já o android:versionName será exibido aos usuários como a versão do aplicativo;
  • definir também os atributos android:icon e android:label no arquivo de Manifest do seu aplicativo.

Atualizações do aplicativo

Depois de publicar um aplicativo no Android Market, você poderá atualizá-lo a qualquer momento. Para isso, certifique-se de que você incrementou o android:versionCode e android:versionName do aplicativo. Além disso, o nome do pacote deve ser o mesmo que a versão já existente e o .apk deve ser assinado com a mesma chave privada. Se o nome do pacote e o certificado de assinatura não coincidem com aqueles da versão existente, o Android Market irá considerá-la como um novo aplicativo e publicá-lo como tal. Então, tome cuidado!

Considerações finais

Além do Android Market, você também pode destribuir seu aplicativo em um site próprio, bastando disponibilizar um link para download. Só tome cuidado para ter certeza que a versão é a de distribuição e não a de debug. O ponto positivo é que você não precisará pagar nada para isso, porém a questão de atualização fica por sua conta. Você não terá o Android Market avisando os usuários de uma nova versão.

Você também pode colocar em seu site um link para a página do seu aplicativo no Android Market. A formatação do link dever ser da seguinte maneira: http://market.android.com/details?id=(nome do pacote).

Espero que seja útil. Boa sorte!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.