25 Ago, 2012 13:15

Mobits no BlackBerry 10 Jam São Paulo

BlackBerry 10 Jam

No último dia 23 foi realizado o evento BlackBerry 10 Jam São Paulo, no Cinemark Market Place, onde foi mostrado para o público brasileiro as novidades para o aparelho que é a aposta da Research In Motion (RIM) para se reposicionar no mercado de smartphones.

O evento contou com a participação de empresas, desenvolvedores e blogueiros, com palestras de manhã e à tarde.

Na parte da manhã, após as apresentações de boas-vindas, o BlackBerry Evangelist Demian Borba veio à frente para mostrar o que há por trás do desenvolvimento do BlackBerry 10: a arquitetura do sistema operacional, bem como o foco na experiência do usuário com o aparelho.

Na parte da tarde as sessões foram divididas em duas: Desenvolvimento Nativo, mostrando a utilização de ferramentas de desenvolvimento nas linguagens C++ e e QT; e Desenvolvimento Web, mostrando como criar aplicativos utilizando os principais conceitos de HTML para construção de aplicativos.

Eu fiquei na sessão de desenvolvimento nativo, e vale dizer que fiquei bastante impressionado com o Cascades, framework para desenvolvimentos de aplicativos em QT. Realmente muito simples, e o plugin criado para o Eclipse é muito eficiente. O simulador apresentou alguns problemas durante a sessão, mas creio que ainda há o que melhorar nele.

Enfim, fica a sensação de que a RIM está seguindo os passos certos para tentar uma retomada. Com kits de desenvolvimento mais simples, e mais possibilidades para desenvolvedores criarem aplicativos, a empresa canadense busca vencer a barreira de pouca oferta de aplicativos em sua loja, e com isso obter mais adeptos. É esperar para ver.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.