27 Ago, 2012 12:35

Primeiras impressões sobre o BlackBerry 10 DevAlpha

Como o Afonso explicou no post anterior, a Mobits foi convidada para o evento BlackBerry 10 Jam São Paulo. O que ele não falou é que a RIM distribuiu para alguns desenvolvedores um protótipo do seu futuro aparelho com o sistema operacioal BlackBerry 10. Nesse post darei minhas impressões sobre esse aparelho.

O aparelho

Ao tirar ele da caixa, notamos que ele é bem grande, na verdade 4.2 polegadas:

Blackberry 10

Como vocês podem ver, ele não possui o teclado QWERTY, bem comum nos antigos Blackberrys, apenas uma tela touchscreen bem grande. Mas isso não significa que a RIM abandonará o seu querido teclado físico. Na verdade teremos duas linhas do novo smartphone da RIM: a série N com teclado e a série L sem teclado (fonte).

Aparelho é somente um protótipo

A primeira surpresa é que ele demorou muiiiiiito para ligar, provavelmente mais de 5 minutos. Achamos que depois disso poderíamos ter acesso a diversas funções, como a RIM mostra nesse vídeo:

Porém quando ele finalmente ligou, só tinha 3 ícones: browser, configurações e câmera fotográfica. Então lembramos que nós recebemos instruções na RIM para que atualizássemos o sistema para a versão nova, então fizemos isso na esperança que esta versão já teria alguma coisa, mas nada feito. O aparelho é mesmo apenas um protótipo para ser usado em desenvolvimento.

Boas impressões

Mas apesar disso, o aparelho já deixa boas impressões. O browser é muito bom de se usar e rápido para carregar as páginas. O teclado virtual é bem fácil de usar e o touchscreen é bem sensível e parece ser resistente. A câmera também é muito boa e fácil de usar. Ele possui uma câmera traseira e uma dianteira, que tiram fotos e gravam vídeos.

Outra surpresa positiva foi a forma de alternar entre os aplicativo: basta tocar em baixo da tela (isso mesmo, o toque não é restrito apenas na tela) e arrastar para cima, depois disso ele mostra os programas abertos. O usuário pode alternar entre eles dando scroll para os lados, bem parecido com a troca de abas no mobile Safari ou com a forma que o antigo Palm Pré alternava entre os aplicativos. Também é possível alternar entre os aplicativos tocando fora da tela pelos lados e arrastando para o centro, nesse caso, porém, a capinha que vem com ele acaba atrapalhando um pouco.

Outra coisa que tem que ser melhorada é o tamanho das fontes e botões, que estão muito pequenos para um smartphone. Lendo outros reviews percebi que isso se deve devido ao sistema ter sido portado do PlayBook.

Uma luz no fim do túnel

Muitos daqueles que acompanham a situação econômica da RIM e viram suas ações caírem de US$140 para menos de US$8, acham que a saída para a empresa é ser vendida ou adotar outro sistema, como o Android. Mas eu vejo que agora eles estão fazendo uma grande aposta e que se ela der certo a empresa certamente vai se recuperar.

O fato deles terem adiado o lançamento do Blackberry 10 e estarem distribuindo aparelhos alpha para que desenvolvedores já possam criar e testar seus aplicativos nele bem antes do lançamento é um bom sinal: primeiro porque eles sabem que precisam fazer algo realmente bom (e a pressa é inimiga da perfeição) e depois porque eles sabem que não terão sucesso com uma plataforma onde não existem aplicativos. Se isso vai dar certo e recuperar a RIM é uma dúvida que só o tempo responderá.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.