12 Jun, 2013 20:17

iOS 7.0: novidades para os desenvolvedores

iOS 7 SDK

Multitarefa

Uma das principal novidade do iOS 7, em termos de funcionalidade, é que a multitarefa do sistema será mais completa. A multitarefa anterior só permitia que os aplicativos executassem coisas específicas, como receber posição geográfica quando o dispositivo chegar próximo a um ponto (ou passar de uma "cerca"), ou ficar tocando um áudio específico ou completar um download, etc. Para executar coisas genéricas, o aplicativo só possuía um tempo fixo de 10 minutos. No iOS 7 os aplicativos poderão ser acordados de tempos em tempos (sem acabar com a bateria, segundo a Apple) para realizar códigos específicos, como atualizar dados.

Sprite Kit

A Apple anunciou um framework para a criação de jogos 2D e 2.5D, uma espécie de Cocos 2D nativo, com direito a aceleração de hardware, animações de sprites, sons, física e sistema de partículas.

Game Controller

Essa API é bem interessante, pois pode popularizar o uso de joysticks físicos nos jogos de iOS. Já existiam no mercado alguns, como o iCade, mas com poucos jogos compatíveis. Agora com uma API da Apple, tanto os jogos quanto os diversos joysticks fabricados terão que seguir os mesmos padrões e provavelmente a própria App Store vai mostrar os jogos que estão adaptados a eles. Com isso os desenvolvedores não precisarão se preocupar em tornar o seu jogo adaptado ao joystick x ou y e terão um incentivo maior para adaptar seu jogo; na outra ponta os fabricantes terão mais vendas de joysticks, visto que o número de jogos compatíveis irá subir muito. Isso se a Apple não quiser lançar seu próprio joystick em breve.

AirDrop

Será possível adicionar o suporte à tecnologia AirDrop nos aplicativos, assim eles conseguirão se comunicar para compartilhar URLs, documentos, fotos e outras informações. Essa tecnologia usará o WiFi peer to peer (sem precisar de internet) e poderá comunicar vários dispositivos ao mesmo tempo.

Melhorias na API de mapas

Agora os desenvolvedores poderão colocar os mapas 3D da Apple nos seus aplicativos com controle da câmera e sua inclinação. Também será possível ter controle das camadas dos mapas, desenhando coisas neles e obter, via API (directions APIs), rotas para desenhar nessas camadas sobre o mapa.

Inter-App Audio

Aplicativos poderão tocar áudios e músicas de forma conjunta. Aplicativos que implementarem essa tecnologia poderão, inclusive, programar como o áudio será compartilhado entre os diversos dispositivos, deixando um para a parte instrumental e o outro para o vocal, por exemplo.

Novo XCode

Além dos novos frameworks acima, a Apple apresentou XCode5, que traz melhorias na sua interface, além de uma forma mais simples para a criação de testes e para debug de código. Abaixo sua interface:

XCode 5

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.