17 Nov, 2014 11:23

Participamos da Mobile Brazil Conference

Mobile Brazil Conference

Ferramentas para desenvolvedores

A primeira palestra do dia foi da Dani Guerrato e do Leandro Lima, ambos da PopUp Design, que apresentaram as melhores práticas de Design Responsivo, que permitem o desenvolvimento de páginas que melhor se adaptam a diferentes tamanhos de telas.

Depois Marlon Luz, da Microsoft, apresentou a palestra "Desenvolvendo Universal Apps para Plataformas Windows", mostrando as técnicas para criação de aplicativos para Windows Phone e Windows 8.

Ainda na apresentação de ferramentas de desenvolvimento, foi a vez de Felquis Gimenes falar um pouco sobre o Ionic, framework para desenvolvimento de aplicativos híbridos para iOS e Android, utilizando AngularJS.

Novas tecnologias

No final da manhã tivemos duas palestras que mostraram ao público oportunidades para criar aplicativos para novas tecnologias; a primeira, "Lego, Drone Geolocalização e Android", feita por Ricardo Ogliari e Fernando Veiga, mostrava como desenvolver comandos para robôs feitos de Lego, além de drones e outros dispositivos.

Robô feito de Lego que recebe comandos de aplicativos feitos em Android

Na segunda, Luis Leão apresentou técnicas de como adaptar seu aplicativo Android para Android Wear, tecnologia do Google para dispositívos "vestíveis".

Mais tecnologias e Mercado Mobile

Na parte da tarde, o primeiro destaque ficou com a apresentação de Luis Cipriani que apresentou o Fabric, um impressionante conjunto de ferramentas para auxiliar os desenvolvedores. Entre as ferramentas, temos:

  • Crashlist, para acompanhamento de bugs e crashes nos aplicativos instalados nos aparelhos;
  • Beta, para distribuição de aplicativos em versão pré-release, no mesmo modelo do Testflight;
  • Answers, ferramenta de análise para verificar comportamento de uso dos usuários;
  • Digits, API para criação de contas (sign up) utilizando verificação pelo número de telefone;
  • MoPub, ferramenta para publicação de anúncios nos aplicativos.

Twitter Fabric

Depois Maurício Meirelles e Maurício Zaquia falaram um pouco sobre a linguagem para iOS e OS X lançada no último WWDC: Swift. Aproveitaram para anunciar o primeiro livro para Swift disponibilizado no iTunes U. Se você deseja baixar, pode acessar o link aqui.

Para finalizar, tivemos Diego Eis, do Tableless, falando sobre os cuidados que se deve ter ao utilizar ferramentas de design responsivo.

Conclusões

O evento foi muito bom, principalmente para desenvolvedores. Oportunidade para conhecer outros profissionais, empresas da área, além de se atualizar com as novas e as melhores práticas do mercado.

Fiquei muito impressionado com as ferramentas apresentadas pela equipe do Twitter; voltei com o dever de casa de acompanhá-las mais de perto. A facilidade de integrar o Android Wear com um aplicativo já existente também me impressionou, gerando outro dever de casa: pensar em formas de integrar com o relógio do Google.

Para o próximo ano, vamos acompanhar quais novas tecnologias serão apresentadas, e quanto mais "deveres de casa" teremos.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.