13 Jun, 2014 18:10

iOS 8: novidades para os desenvolvedores

iOS 8 SDK

Autenticação com Touch ID

Agora será possível se autenticar no aplicativo usando a impressão digital do iPhone 5S, sem mais precisar de senha. Os dados serão protegidos pelo próprio sistema operacional. Com isso, os aplicativos conseguirão autenticar seus usuários de forma mais rápida e segura.

Documentos

O novo iOS ampliou a maneira de como ele lida com os documentos, permitindo que os aplicativos abram, editem e compartilhem documentos entre si. No modelo antigo, os documentos tinham que ser copiados de um aplicativo para o outro, gastando mais memória e deixando os arquivos com versões diferentes (caso um app editasse).

PhotoKit

Essa nova API permitirá a manipulação de fotos e vídeos, que são gerenciados pelo aplicativo de foto nativo, sem sair do seu app.

Fotografia

Agora os desenvolvedores poderão criar aplicativos com um controle maior da câmera e do processo de captura de imagens, como: controle de foco, exposição, acesso ao codificador h264 de hardware e balanço de branco. O iOS 8 ainda tem uma API para tirar várias fotos com diferentes configurações de exposição, foco, velocidade do obturador ou a abertura, automaticamente e depois fundi-las à vontade.

Teclados configuráveis

Os desenvolvedores poderão desenvolver novos teclados touchscreen, que serão usados no sistema como um todo.

HomeKit

Com essa nova API será possível se comunicar e controlar dispositivos (compatíveis com o padrão Apple) nas casas das pessoas. Os aplicativos poderão descobrir esses dispositivos, agrupá-los, criar ações para eles e até controlá-los usando a Siri.

Handoff

Com essa nova API será possível começar uma atividade em um dispositivo (como um iPad) e continuar do ponto em que parou de outro (como um iPhone) sem precisar fazer nada, pois a Apple irá sincronizar tudo.

Além dessas novidades, o iOS 8 trouxe três novos frameworks (SceneKit, SpriteKit e Metal) para o desenvolvimento de jogos. Tudo isso ficará disponível, assim como a linguagem Swift, no novo XCode 6, que também trará os Playgrounds e unificação dos Storyboards dos aplicativos universais. Agora é só instalar o ambiente Beta e começar a programar!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.