09 Set, 2014 11:03

O que se deve esperar de um bom design de aplicativos

mobile design

Respeite a interface touch

A interface dos dispositivos móveis de hoje, leia-se smartphones e tablets, são todas sensíveis ao toque. Isso significa que ao projetar o seu aplicativo, você deve ter em mente que a área de um toque apesar de ser maior, é bem menos precisa que a de um clique. E que além disso, segundo pesquisas recentes, o dedo mais utilizado para navegação é o polegar. Então, evite botões muito pequenos e procure dispor seus elementos de forma que não fiquem muito próximos uns dos outros. Isso atrapalha muito a usabilidade.

Respeite as características dos dispositivos

Os dispositivos possuem tamanhos de tela variados. Projete um aplicativo que respeite o espaço reduzido em um smartphone e que utilize bem o espaço disponível num tablet. Lembre-se: as telas são menores, mas os textos e elementos de seu app não precisam ser.

Outras características importantes são os recursos de bateria e de memória. Eles são limitados, principalmente em aparelhos mais antigos que ainda são muito utilizados no Brasil, logo evite processamentos desnecessários. Exemplos: animações pesadas e transições muito complexas.

Faça bom uso dos padrões conhecidos

Fazer uso de padrões conhecidos cria familiaridade e isso melhora a usabilidade. Já que ao seguir um padrão familiar, seu usuário saberá o que fazer e como deve fazer as ações do seu aplicativo.

Procure respeitar os padrões de cada plataforma. Se seu aplicativo tiver versões para mais um sistema operacional, preocupe-se em adaptá-lo para cada um deles. É frustrante ver um aplicativo cara de iOS no sistema Android, e vice-versa!

Faça bom uso dos recursos disponíveis

Hoje há diversos recursos disponíveis para uso em qualquer aplicativo, que quando bem utilizados, podem agregar muito a experiência de uso do seu aplicativo. Por exemplo: gps, geofence, mapas, sensores, gestures, bluetooth, microfone e giroscópio.

Encante!

E por último, mas não menos importante, sempre que possível, procure tornar seu aplicativo encantador através de uma interface limpa, animações e transições rápidas e com uma experiência incrível.

Tem mais alguma dica? Conta pra gente!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.