15 Out, 2020 11:37

O que esperar da Black Friday 2020?

O que esperar da Black Friday 2020?

Nos últimos anos a Black Friday se tornou o principal evento varejista do Brasil. No ano passado, o faturamento bateu 3 bilhões de reais em apenas dois dias, segundo pesquisa da EbitNielsen. Mas e agora, com um ano de incertezas e uma crise que deve causar uma retração do PIB, o que esperar da Black Friday 2020?

Demanda de consumo reprimida

Os sinais de recuperação do varejo já foram vistos. Em agosto, tivemos a quarta alta mensal seguida, após quedas influenciadas pela pandemia em março e abril. Com o resultado, o setor atinge o maior patamar de vendas desde 2000, ficando 2,6% acima do recorde anterior, de outubro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, e a expectativa é que o último trimestre traga uma demanda de consumo reprimida que poderá ser canalizada na Black Friday 2020, segundo pesquisa realizada pela Globo. Os dados revelados são de extrema importância para as marcas entenderem como recuperar o faturamento perdido nos meses anteriores.

O que esperar da Black Friday 2020?

Mais mobile do que nunca

Se em 2019 as vendas da Black Friday já confirmaram a tendência de o consumidor adquirir produtos a partir de dispositivos móveis - segundo pesquisa da EbitNielsen, esse ano, é esperado um volume ainda maior, de acordo com o estudo realizado pela empresa americana AppsFlyer, visto que os downloads de aplicativos de compras no Brasil cresceram 100% durante a pandemia. Segundo o estudo, o motivo para esse aumento significativo é que nesse período, mais brasileiros criaram o hábito de fazer compras online em aplicativos ou em sites, ao mesmo tempo em que marcas mais tradicionais tiveram de se digitalizar para não perder seus clientes.

Podemos concluir que a Black Friday 2020 tem tudo para ser uma excelente oportunidade para que shoppings e lojistas possam recuperar parte do faturamento perdido por conta da pandemia, potencializado pelo uso dos aplicativos como importante canal para suas vendas. Falando nisso, uma boa forma de tirar proveito dessa oportunidade é usar um sistema de cuponagem como o existente nos aplicativos de shopping da plataforma Mobits Plaza, como já mencionamos nesse post. O North Shopping Jóquei (CE), por exemplo, no ano passado utilizou a cuponagem semanalmente em seu aplicativo. "Além de colaborar para o crescimento de vendas das lojas com os cupons de ofertas, conseguimos encantar os clientes com ações que os presenteiam", explicou o analista de marketing, Bruno Guilherme. Afinal, os consumidores estão em busca não só de preços baratos, mas também cupons de desconto e ofertas de cashback, como disse pesquisa de tendências e comportamento feita pela Google com a Ipsos.

E então, como está o planejamento da Black Friday 2020 do seu shopping? Fale com um de nossos consultores e tire o melhor proveito do seu aplicativo para esse momento importante do varejo. E se o seu shopping ainda não tem um aplicativo, conheça a plataforma Mobits Plaza e descubra como essa solução pode ajudar o marketing do seu shopping!!

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