O Brasil vem experimentando um crescimento robusto no uso de aplicativos. Segundo o relatório The State of App Marketing Brazil 2022, entre julho de 2021 e junho de 2022, ocorreram 4,5 bilhões de instalações de apps não relacionados a jogos. Isso sublinha a necessidade de ter um aplicativo próprio no mundo dos negócios como um canal vital de comunicação com os consumidores, possibilitando maior fidelização.
Ter um aplicativo contribui positivamente para a imagem de sua empresa. A presença de um app no telefone do cliente reforça a sua marca e mostra que a empresa está em sintonia com as novas tendências, oferecendo produtos e serviços a apenas alguns toques de distância.
O mercado de aplicativos para Android e iOS no Brasil
Android e iOS são os principais sistemas operacionais no Brasil. Criado em 2008 pela Google, o primeiro opera em modelos de celulares de diferentes marcas e o segundo, desenvolvido pela Apple em 2007, é voltado exclusivamente para iPhones e iPads.
Atualmente, o Android é a principal plataforma no Brasil, com share de mercado de 86,5%. Entre julho de 2021 e junho de 2022, o investimento total para atrair novos usuários de aplicativos para o sistema Android no Brasil foi de 1,8 bilhões de dólares. Outro dado relevante nesse mercado é o de que, considerando as instalações de aplicativos de e-commerce, a média do share de instalações no iOS caiu de 11,32% em 2021 para 9,27% em 2022, totalizando uma queda anual de 18%. As informações são do já referido relatório The State of App Marketing Brazil 2022.
Para entender qual delas escolher ou mesmo escolher ambas, um caminho fundamental é conhecer seu público-alvo. Faixa etária e renda, o nível de engajamento nas redes sociais e as principais tendências de apps, por exemplo, são comportamentos e condições que impactam diretamente na escolha da plataforma ideal.
Vantagens e desafios do desenvolvimento para Android e iOS
Outra etapa importante ao desenvolver seu aplicativo para ambos sistemas operacionais é entender o funcionamento de cada um deles, bem como suas vantagens e desafios. No caso do Android, sua base de usuários será maior, uma vez que o código aberto possibilita que o sistema funcione com diferentes configurações e garante maior flexibilidade de distribuição. No entanto, a diversidade de dispositivos faz com que as atualizações sejam realizadas de maneira mais demorada. Isso acontece porque, a cada atualização, o sistema operacional é ajustado às configurações específicas de cada tipo de smartphone.
O sistema iOS, por sua vez, garante atualizações e melhorias com maior frequência, uma vez que estamos diante de um ecossistema mais padronizado, com uma variação menor de modelos de smartphones com configurações significativamente diferentes entre si se comparada à ampla gama de smartphones com sistema Android.
Mais um aspecto a se considerar nesse sentido é o custo de produção e manutenção do aplicativo. Para criar um app, o valor médio tem uma série de variantes e depende das complexidades e necessidades de cada demanda. Já os valores referentes à publicação de um aplicativo, na Apple Store, a taxa é de 99 dólares por ano, em caso de conta individual de pessoas físicas e desenvolvedores. Já na Play Store, esse valor é de 25 dólares cobrados uma única vez. Já a manutenção, assim como a produção de um app, também dependerá de vários variáveis, mas como estimativa, temos por base que a manutenção fica em torno de 15 a 20% do desenvolvimento inicial do aplicativo,
Ao desenvolver aplicativos em ambos os sistemas, é preciso considerar ainda como desafio as diferentes linguagens de programação para o desenvolvimento. Por outro lado, uma vantagem a ser considerada é a possibilidade do uso de recursos dos aparelhos, tais como como GPS, câmera, etc...Há ainda a possibilidade para quem quer desenvolver um aplicativo para seu negócio é considerar o desenvolvimento de um app multiplataforma. Eles são aqueles que rodam nos dois sistemas de modo equivalente e são desenvolvidos a partir de um único código-fonte.
Tendo em vista todos os pontos abordados até aqui, por que consideramos que é fundamental desenvolver o seu aplicativo para ambas as plataformas?
De forma simplificada, listamos abaixo os principais benefícios para essa decisão.
Acesso a um mercado maior
Android e iOS dominam o mercado global de sistemas operacionais móveis. Ao desenvolver aplicativos para ambos, as empresas maximizam o número de usuários em potencial que podem baixar e utilizar seu aplicativo.
Diversificação de usuários
Os usuários do iOS e Android tendem a ter características demográficas e comportamentais distintas. Ao estar presente em ambas as plataformas, as empresas têm a oportunidade de alcançar e entender melhor esses diferentes grupos de usuários.
Competitividade
Em um mercado competitivo, oferecer o aplicativo em ambas as plataformas pode ser uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes que possam não estar em ambas. Dessa forma, ao deixar de estar presente, o seu cliente pode optar por escolher o seu concorrente apenas por não conseguir ter encontrado a sua empresa na loja de aplicativos que utiliza.
Fortalecimento da marca
Ter um aplicativo disponível em ambas as plataformas pode ajudar a fortalecer a imagem da marca, proporcionando uma experiência consistente ao usuário, independentemente do sistema operacional que ele utiliza.
Rentabilidade a longo prazo
Embora o desenvolvimento de aplicativos para ambas as plataformas possa exigir mais recursos inicialmente, o retorno sobre o investimento a longo prazo, geralmente, compensa, graças ao aumento do alcance e da base de usuários.
O desenvolvimento de aplicativos para Android e iOS é vital para ampliar o alcance, aumentar a competitividade e fortalecer a sua marca, proporcionando maior rentabilidade e um melhor desempenho para o seu negócio. Para empresas capazes de investir em ambas as plataformas, essa estratégia é altamente recomendada.
Explore essa possibilidade tecnológica para expandir e crescer seu negócio!
תגובות