BLOG

Acompanhe a Mobits pelo RSS

FILTROS

tags

Para aqueles que desejam obter o santo Graal desenvolvendo para a App Store, escrevemos, abaixo, os 10 mandamentos que aprendemos depois de dar muita cabeçada atrás dele.

10 Mandamentos para se tornar um desenvolvedor oficial para iPhone

1 - Não serás impaciente: Espere períodos indeterminados para aprovação da sua aplicação e dos seus contratos. O nosso contrato de desenvolvimento de apps gratuitas esperou de 20 de janeiro até 20 de maio na fila, é mole?

2 - Não colocarás acento, til ou c-cedilha no nome da sua empresa: Colocamos e olha como ficou nosso nome, só depois de muito ligar pra Apple é que conseguimos mudar o "õ" pra "o" e o "ç" pra "c".

C cedilha e Til não rolam

3 - Tentarás acessar o iTunes Connect assim que obtiveres a licença de desenvolvedor: Depois de obter a licença, desenvolvemos nosso aplicativo completo e quando fomos colocar na App Store, recebemos o erro: Apple ID does not have permission to access iTunes Connect (saiba mais). A solução: ligar pra Apple.

4 - Ligarás para a Apple usando o Skype: Depois de fazer muiiito DDI, descobrimos que é possível ligar para a Apple, no número 18006332152, gratuitamente usando o Skype. Basta ter uma boa conexão à Internet e esperar uns 10 minutos na linha até alguém te atender.

5 - Enviarás uma aplicação o mais rápido possível para a Apple: Eles colocam o seu contrato com prioridade baixa até você enviar uma aplicação e esta ser aprovada, ficando Pending contract (saiba mais). Confira esse trecho de um email recebido da Apple que confirma isso: "However, if you have an approved app waiting to go live, your contract setup will be prioritized to get your app in the App Store as quickly as possible":

App Pending Contract

6 - Não enviarás email para devcontracts@apple.com: Esse é o email "oficial" da Apple para tratar as questões contratuais - enviamos dezenas de emails para lá e nunca foram respondidos. O pior é que a Apple nos força a cair nessa pegadinha mandando respostas como "Please contact devcontracts@apple.com with this inquiry regarding your contracts." Ao invés deste email, siga o link ‘Contact Us’ no iTunes Connect. O ‘devprograms’ deverá lhe assistir no processo.

7 - Não enviarás fax para 408-974-9105: Desesperados após não receber resposta do devcontracts@apple.com, partimos para o fax. Esse é o número "oficial" do devContracts - nunca fomos respondidos.

8 - Enviarás o W8-BEN e Banking Info assim que conseguir a licença de desenvolvedor: Não deixe para submeter os dados do seu contrato pago para a última hora (quando o aplicativo estiver pronto) - ele demora meses para ser aprovado. Também achamos que existe uma relação entre o contrato gratuito (Free Applications Contract) e o pago, pois o nosso gratuito ficou meses pra ser aprovado e só foi quando submetemos o pago.

Contratos pendendo infinitamente

9 - Pagarás 30% de imposto para o governo norte-americano: As aplicações pagas que são vendidas para os EUA pagam, além de todos os impostos do Brasil e dos 30% da Apple, 30% para os EUA (pelo menos as Pessoas Jurídicas). É isso mesmo, não existe acordo para evitar a duplicidade no pagamento desse imposto entre o Brasil e os Estados Unidos. O pior é que grande parte dos brasileiros não compra pela App Store do Brasil, mas sim pela Americana, devido à questão de não termos a seção de jogos aqui.

10 - Para obter uma licença in-house, arrume um endereço nos EUA: Pois é... essa não teve jeito, quando precisamos de uma licença para desenvolvimento in-house (de US$ 299) para nosso primeiro projeto para iPhone, tentamos por mais de 5 meses, mas só conseguimos quando nosso cliente usou os dados da sede norte-americana. Para esse contrato, eles pedem dados que só as empresas de lá possuem. UPDATE: Para obter uma licença in-house, arrume um número DUNS: Entenda melhor, lendo o nosso post mais recente sobre a licença In-house.

COMPARTILHE

128 COMENTÁRIOs

  1. João Vasconcelos 24/05/2009, 19:37

    Empresa em que a arrogância do "patrão" está em todas as áreas.

  2. Pedro 24/05/2009, 20:42

    Pagarás 30% de imposto para o governo norte-americano

    Não é verdade. A App Store usa comissão, portanto não existe tributação.

    E-mail oficial da Apple: Since the App Store contracts are characterized as a "sales/commission" agreement, as opposed to a "royalty" agreement, there will be no tax withholding in the United States. Therefore, we would still like you to complete the W8BEN form, however, you are not required to obtain a new US Taxpayer Identification Number if you do not already have one.

  3. Felipe Barreto 24/05/2009, 21:04

    Sério?! Se isso for verdade, é uma excelente notícia. De quando é esse e-mail oficial? A informação mais precisa que temos é a seguinte:

    "Important: You must sign and deliver this form to Apple. Failure to do so by the time of first payment will result in your royalty payments being withheld at the IRS default withholding tax rate (currently 30%). By submitting this form, you may be eligible for a lower withholding rate as a result of applicable tax treaties."

    O texto acima vem quando vc preenche o w-8ben e deixa claro que a retenção padrão é de 30%.

    Nós vimos que existe uma tabela que apresenta os descontos de retenção para diversos países, mas o Brasil não está nela. Será que esse e-mail que você citou não se refere a apenas um grupo de países?

    Nossa app paga ainda está no forno e não temos a prova dos nove, mas alguém aí já passou por isso?

  4. Pedro 24/05/2009, 22:20

    Enviei o e-mail para: itstax@apple.com perguntando sobre essa taxa.

    Envie que vc vai receber esse e-mail padrão. Pesquisando no Google vc vai achar muita gente com isso tb! :-)

    Abs

  5. Marcelo dos Santos 25/05/2009, 16:10

    Ainda sobre o imposto. Há um contrato que diz: (...) 2. A Apple não coletará nem remeterá os impostos descritos na Seção 3.2 deste Anexo 2, referentes a vendas dos Aplicativos Licenciados a usuários finais localizados nos países listados abaixo. Você será o único responsável pela coleta e recolhimento de tais impostos, conforme requerido pela legislação local. Argentina Brasil Chile China Colômbia Costa Rica Croácia El Salvador Guatemala Hong Kong (...) O Pedro tem razão. Um abraço

  6. Quintana 25/05/2009, 16:17

    Peço desculpas se cometi uma heresia no nono mandamento, essa informação a gente realmente ainda não experimentou pois ainda não temos nenhum app pago na loja, contudo desenvolvedores do fórum iPhoneMob me disseram que estavam pagando sim, inclusive conversei com o Rodrigo da Valemobi e ele também me disse que pagava esses 30% quando vendia para os EUA. Em breve estaremos lançando nosso app e vamos confirmar isso em nosso blog.

  7. Felipe 14/06/2009, 23:47

    Como vocês preencheram as informações de Bank Info? É possível utilizar bancos brasileiro? Obrigado.

  8. Quintana 17/06/2009, 19:39

    Sim. É possível utilizar bancos brasileiros. Primeiro você deve ir no seu banco e pegar o Bank Swift Code e o Local Clearing Code. Você deve procurar um especialista em Wire Transfer para pegar esses dados. Outra coisa importante é olhar as taxas praticadas pelo banco, pesquise antes de fechar com um, as vezes vale mais a pena abrir uma conta nova do que pagar altas taxas.

  9. Guilherme 04/07/2009, 14:35

    Oi Quintana, tudo certo? Então, conseguiu saber se realmente se paga os 30% para o fisco americano? As informações que tenho sobre isso são totalmente desconexas... não sei o que fazer. Alguma notícia? Por favor, vamos trocar informações. Obrigado

  10. Quintana 04/07/2009, 17:12

    Fala Guilherme.

    Ainda não tenho mais informações.. estamos terminando nosso primeiro aplicativo pago, que pretendemos vender em vários países, quando estivermos vendendo ele teremos a informação pra vc tanto das vendas nacionais quanto internacionais.

    Saiba mais sobre o aplicativo que vamos lançar aqui: https://twitter.com/futeboldebotao

    Se você conseguir a informação com outros desenvolvedores, pode comentar aqui no blog tb.

    abração

  11. joao 13/07/2009, 21:29

    boa noite gostaria de uma ajuda em relacao a publicacao das apps eu nao estou conseguindo enviar o codigo binario vc tem alguma ideia

  12. Quintana 13/07/2009, 21:33

    humm.. tenta com o Application Loader http://itunesconnect.apple.com/apploader/ApplicationLoader_1.2.dmg a Apple disponibiliza ele justamente para resolver o problema de upload de apps, especialmente as muito grandes.

    abraços

  13. Guilherme 21/07/2009, 18:29

    Olá Quintana, e aí? tudo certo? cara... que confusão esse troço... ao preencher o Bank info já não sei o q fazer... branch id? holders? o swift eu consegui, mas o local clearing... esse ninguém no Banco do Brasil sabe informar.. Caso tenha alguma idéia, por favor, me ajude. Valeu!

  14. Quintana 21/07/2009, 18:42

    Olá. mande email para age1778@bb.com.br com assunto "Exportação de software", pedindo as informações necessárias e enviando as suas como conta, agência, etc que eles irão te ajudar.

    abs

  15. Marco 17/10/2009, 00:17

    Uma pergunta pertinente: a renovação da licença, depois de um ano, é automática ou é necessário passar por um processo semelhante a esse de novo?

  16. Quintana 18/10/2009, 11:20

    Oi Marco,

    é necessário sim fazer uma renovação do cadastro, não é um processo tão complicado mas também é lento. Já tivemos notícias de vários desenvolvedores que tiveram sua conta bloqueada temporariamente pois não fizeram essa renovação ou deixaram pra última hora e a Apple não aprovou a tempo.

    abraços

  17. Marco 19/10/2009, 04:06

    Muito obrigado pela informação, Quintana. Estou em via de iniciar esse processo pela primeira vez. =)

    Você sabe se é possível, durante essa renovação, optar por mudar algo na licença, como de standard individual para standard empresa, por exemplo?

    Abraços!

  18. Quintana 19/10/2009, 10:21

    Oi Marco,

    não sei se é possível alterar não.. como sempre fomos empresa nunca procurei me informar.

    abs

  19. Daniel 23/10/2009, 12:04

    Para aqueles que não tiveram esta dúvida esclarecida ou que estão fazendo o processo de cadastramento agora, copio a resposta que recebi da iTunes Finance quando perguntei sobre a taxação nos EUA e a necessidade de envio desse formulário W-8BEN. "There is a US tax declaration that must be completed in iTunes Connect. This does not require you to print and sign a form to submit to Apple. Since the App Store contracts are characterized as a "sales/commission" agreement, as opposed to a "royalty" agreement, there is no tax withholding for sales in the USA App Store. If you have any further questions, please don't hesitate to contact us." Em outras palavras, não é necessário enviar o W-8BEN. Se já foi algum dia, hoje não é mais. Quando se acessa o iTunes Connect pela 1a vez há agora uma tela perguntando se você tem negócios nos EUA ou coisa assim (mas deixa claro que só deve responder Yes se possui empregados lá e outros casos que não se aplicam aos desenvolvedores daqui), então é só clicar em No, que não haverá essa taxação adicional. Espero que tenha ajudado a quem estava na dúvida como eu. Abs

  20. Dans Edu 14/05/2010, 10:43

    Olá a todos. Cara esse processo é muito demorado! Pois tenho e complicado, tem que ficar rodando por vários lugares pra conseguir publicar um aplicativo da APP Store. Deveriam agilizar os processos!

  21. Rodrigo 28/05/2010, 15:52

    Depois de toda esta "burrocracia" e demora recebi minha primeira ordem de pagamento da Apple pelo Santander e para meu espanto ainda não era o final da brincadeira. A gerente do banco me informou que para resgatar o dinheiro terei que apresentar o contrato da Apple impresso em papel timbrado e assinado constando meus dados pessoais e a descrição das atividades que geraram esta renda. O grande problema é que todo o processo da Apple é eletrônico, ninguem nunca assina nada, o contrato fornecido pelo site é padrão, não contem nenhum dado pessoal e nem os financial reports possuem meu nome. Alguem que por acaso ja tenha passado desta "fase" do jogo pode me dar alguma dica? Obrigado.

  22. Karin 28/05/2010, 16:14

    Olá Rodrigo,

    também passamos por isso e até entender todo o processo foi difícil. No nosso caso, nós enviamos sempre ao banco o contrato digital, o print dos dados cadastrais e também uma fatura proforma.

    Boa sorte!

  23. Marcela 17/08/2010, 10:02

    Oi,

    Tenho uma dúvida em relação às licenças. Vi no site da apple que a Enterprise é para empresas com mais de 500 funcionário.

    No caso de pequenas empresas, devo usar a licença de 99 dólares? Ou ela é somente para pessoas físicas?

    Caso no futuro eu faça projetos para grandes empresas, posso publicar na apple store utilizando essa licença de 99 ou devo usar a de 299?

    Abs!

  24. Quintana 17/08/2010, 11:49

    Oi Marcela,

    a licença de $99 é a licença para distribuir aplicativos na app Store, independente do porte da empresa, com ela a única forma de distribuir seus aplicativos é passando pela Apple. Já a licença de $299 é uma licença para grandes empresas distribuírem aplicativos internamente sem passar pela Apple, com essa licença só podemos distribuir o app para dentro da empresa.

    espero ter ajudado

  25. Marcela 17/08/2010, 14:41

    Entendi. Ajudou sim, muito obrigada. Uma outra dúvida, agora sobre a Mobits: vi que muitos dos projetos são feitos por associação da UFRJ com outra empresa. Vocês fazem parte da incubadora?

  26. Quintana 17/08/2010, 14:51

    Oi Marcela,

    a Mobits foi fundada por alunos formados no curso de ciência da computação da UFRJ, por isso fizemos alguns projetos em parceria com eles e com empresas incubadas, como a Kognitus, mas nós não fazemos parte da incubadora não, nossa sede fica no centro do Rio.

  27. Erich 10/12/2010, 14:47

    Boa tarde. Estou querendo me cadastrar como desenvolvedor da Apple (iOS developer). Como sou pessoa física, vi que terei que optar por "Enroll as individual". Assim que avanço e faço o login é solicitado que eu confirme o endereço e dados de cartão de crédito. Aí surgiram dúvidas. Primeiro, meu endereço apareceu com caracteres esquisitos em "Your credit card billing address", é provável que não exista suporte a acentos como foi postado aqui nos mandamentos (mandamento 2). Ok. Posso corrigir os dados, mas existe uma mensagem bem grande dizendo assim "Enter your address EXACTLY as it appears on your most recent credit card bill. This billing address must match the billing address you will provide during your Program purchase on the Apple Online Store.". Ou seja, se eu tiver que colocar o endereço EXATAMENTE como consta na fatura do cartão de crédito, vai dar problema nos caracteres, pois meu endereço possui muitos acentos e cedilha. O que posso fazer? Alguém me ajuda? Obrigado.

  28. Karin 10/12/2010, 15:09

    Olá Erich, não tenha medo, você pode usar o seu endereço sem acento e outros caracteres especiais. Nós fizemos assim e não tivemos problema. Boa sorte!

  29. Erich 13/12/2010, 18:17

    Valeu Karin,

    Alguém sabe que tipo de documentação terei que enviar (seja via FAX ou email) para a Apple? Gostaria de ir separando a documentação necessária, mas não fala nada no site da Apple sobre isso. Como eu disse, entrarei no Dev Program como individual (pessoa física). Obrigado.

  30. Karin 13/12/2010, 18:21

    Erich, quando você fizer o cadastro no Dev Program, ele dirá quais documentos você precisará enviar. Já faz um tempo que fizemos a conta e não lembro exatamente o que precisamos apresentar. Mas sei que você não terá problemas. []'s

  31. Erich 13/12/2010, 18:28

    Nossa que resposta rápida. Karin, o único item que tenho receio que peçam é a fatura do cartão de crédito pois eu havia inibido a impressão (em papel) da mesma. Reativei a impressão da fatura, mas agora só daqui um mês para receber.

    Outro assunto, acabei de receber resposta do meu gerente de contas e me espantei com as taxas cobradas para recebimentos por "Wired Transfer": comissão: 1% variando entre USD 20,00 a 100,00; teletransmissão: USD 16,00; despesas externas: USD 100,00; IOF. Achei um absurto. Total de USD 136,00 para cada transferência. Essas taxas estão no padrão do mercado ou devo procurar outro banco? Obrigado.

  32. Karin 13/12/2010, 18:47

    Erich, porque pediriam sua fatura? Faça o cadastro, você verá que será mais simples que você pensa.

    Sobre as taxas, eu não fiz nenhum tipo de pesquisa. Pago as taxas do meu banco mesmo. Acho que você não conseguirá fugir muito dessas taxas.

    Boa sorte!

  33. Felipe Avilis 29/12/2010, 17:57

    Galera da Mobits. Antes de mais nada, feliz ano novo para vocês!!! Toda app desenvolvida para para iOS deve ir para a Apple Store?! Eu não tenho como desenvolver uma app para mim, algo pessoal, ou, por exemplo, para minha empresa sem todo esse tramite de registro, Dev Program, e etc?

  34. Roberto 01/01/2011, 01:49

    Feliz Ano Novo galera!!! Gostaria de saber se no bank info é pra colocar o pagamento em Real ou Dolar? Sera q o BB aceita em Dolar? Outra coisa é referente ao tax info, precisa preencher o tax info do Canada, Japao e Australia?

  35. Karin 03/01/2011, 11:06

    Olá Roberto!

    Feliz Ano Novo para você também. Sobre sua dúvida, na época em que fizemos o cadastro, não tinha o Real, somente Dolar. Você pode optar pelo que for mais conveniente para você. Se for em Dolar, acredito que será mais trabalhoso, pois tem uma burocracia para conseguir resgatar esse dinheiro.

    Espero ter ajudado!

  36. Quintana 04/01/2011, 15:53

    Olá Felipe,

    o que você quer pode ser feito com uma conta corporativa da Apple (que custa 299 dólares), assim você pode instalar aplicativos em iphones dentro da sua empresa sem precisar passar pelo processo de aprovação da Apple. Nós já trabalhamos para um cliente que possuía essa conta corporativa e seus apps podiam ser instalados diretamente nos dispositivos.

    O que é importante saber é que sem uma conta você só pode instalar aplicativos nos dispositivos de forma não oficial.

  37. Quintana 04/01/2011, 15:55

    ahh.. esqueci de avisar que a conta corporativa também tem uma certa burocracia para ser aberta, só não precisa da parte bancária pois nesse caso você não vai receber dinheiro da Apple.

    abs

  38. Juliana 02/03/2011, 12:57

    Olá pessoal,

    Para algum de vcs a Apple pediu tradução juramentada do contrato social da empresa?

    Abraços!

  39. Quintana 02/03/2011, 17:14

    Oi Juliana,

    no nosso caso não foi pedida essa tradução, mas já tem um bom tempo que fizemos nosso contrato (maio de 2009).

  40. Mauro issenguel 06/04/2011, 09:02

    Quero que me emxeplifiquem de como posso criar um email ,para poder me cadastrar na app store , e assim poder fazer os respectivos download de novas aplicaçoês no meu iPhone.

  41. Rafael 07/04/2011, 17:08

    Ola pessoal fiz o cadastro para se tornar membro pago há exatamente 4 dias e pelo que li acima isso pode demorar, eu fiz o processo de enviar o fax para fornecer os dados já que não existe uma Apple Store brasileira, alguem sabe o prazo médio ou de como eu ficaria sabendo se o meu processo está sendo realizado. Eu fiz o pagamento da taxa de $99 pelo cartão, até agora não apareceu nada na minha fatura referente a isso. Abs.

  42. rafael 07/04/2011, 17:10

    Ola pessoal fiz o cadastro para se tornar membro pago há exatamente 4 dias e pelo que li acima isso pode demorar, eu fiz o processo de enviar o fax para fornecer os dados já que não existe uma Apple Store brasileira, alguem sabe o prazo médio ou de como eu ficaria sabendo se o meu processo está sendo realizado. Eu fiz o pagamento da taxa de $99 pelo cartão, até agora não apareceu nada na minha fatura referente a isso. Abs..

  43. Quintana 07/04/2011, 20:04

    Fala Rafael,

    isso demora mesmo, se não me engano da pra você checar o status no iTunes Connect. Uma sugestão para acelerar o processo é ligar pra eles.

  44. RafaelMoraes 07/04/2011, 20:41

    Quintana obrigado pela resposta, eu acabei de entrar no Itunes Connect e o meu usuário e senha nao tem permissão para acessar. Eu fiz o seguinte procedimento, criei uma conta free para ver como funcionava e logo depois com o mesmo usuário fiz o procedimento para pagar, gerei o PDF e mandei via fax. Eu fiz o cadastro como pessoa física mesmo pois não tenho empresa, qual o telefone que eu poderia estar entrando em contato você sabe me dizer? Abraços

  45. Quintana 08/04/2011, 20:07

    Tenta ligar para 00(operadora)1 408 9744897

    recentemente passei esse número para um amigo que conseguiu resolver o problema dele... se não conseguir tem uma lista aqui: http://developer.apple.com/contact/phone.html

  46. Paulo 25/05/2011, 12:53

    Olá pessoal, Eu estou fazendo uma proposta para um desenvolvimento de uma aplicação que irá rodar no ipad para uma empresa. Eu preciso pagar essa taxa de $99 ? Para instalar no ipad da empresa, preciso colocar a aplicação no app store ? Ou dá para instalar direto no ipad sem passar na loja ? Abraços,

  47. Quintana 26/05/2011, 16:33

    Oi Paulo,

    existe uma outra licença corporativa, de $299 que você não precisa passar pela aprovação da Apple nem colocar na App Store. Essa licença é restrita para uso interno de uma organização, no caso a empresa que tem o iPad.

  48. Felipe Barreto 30/05/2011, 19:05

    Como tem surgido muitas dúvidas a respeito da licença in-house, escrevemos um novo post sobre ela e como usá-la para distribuir apps dentro da sua organização.

    http://www.mobits.com.br/2011/5/30/obtendo-a-licenca-apple-correta-para-seu-negocio

    Abraço a todos

  49. luiz 24/06/2011, 22:25

    olá, ótimo artigo e muitas informações úteis eu tirei dos posts,então aproveitando,alguém sabe me dizer como e onde eu faço p/transformar o site oficial do jogo(que está na app store) em empresa? ou seja,para pagar menos imposto.

  50. Quintana 28/06/2011, 19:19

    Oi Luiz, não entendi sua pergunta. Como assim transformar o site do jogo em empresa?

    Só existem dois tipos de cadastro na App Store: pessoa física e jurídica, você quis dizer como transformar seu cadastro em pessoa jurídica, é isso?

  51. Helber 09/08/2011, 10:24

    Mais alguma informação em relação as taxas cobradas pelos bancos? Alguém poderia fazer uma simulação? Abraços

  52. Quintana 09/08/2011, 16:04

    Oi Helber, as taxas dependem de cada banco, varia muito. Aconselho você a conversar com o seu gerente

  53. Estevão 22/08/2011, 12:21

    Também sou super cru nesse negócio de cadastro da Apple, mas me respondam... tenho uma conta americana e outra brasileira na AppStore, vou usar uma dessas duas contas ou criar uma nova? Se eu quiser colocar jogos na Apple Americana, eu tenho que colocar um endereço dos EUA ou do Brasil mesmo? Como recebo o pagamento dos meus aplicativos? Posso usar o cartão de credito de outra pessoa? Eles não aceitam de débito não? Agradeço a atenção! Este é um ótimo site!!! Abraços!!!

  54. Quintana 22/08/2011, 12:27

    Oi Estevão,

    você pode colocar seus jogos na App Store de qualquer país estando cadastrado como desenvolvedor, para isso você deve utilizar o endereço real da sua empresa ou o seu no caso de pessoa física.

    para receber o dinheiro já é um pouco mais complicado, você vai ter que abrir uma conta em um banco habilitada a receber transações Wire Transfer, pois os recursos vem do exterior.

  55. Marcelo 27/09/2011, 23:22

    Olá, estou com meu primeiro app pronto e gostaria de lançá-lo asap. Mas surgiram algumas dúvidas. Primeiro, como eu vou começar como PF será que realmente precisa pagar esses 30% extra pro US? Segundo fui falar com o pessoal do itaú câmbio e os caras cobram uma fortuna pra trazer sua grana pra cá. Tem a taxa deles que é uns R$25 reais para 50 dólares, R$105 para 400USD+. Além disso tem 0,38% de IOF. Fora que nem contamos o simples... Parece que PJ tem uma taxa menor. Como vocês fazem? A apple consegue pagar em reais? Os pagamentos são mensais? Ela pode 'acumular' os seus recebíveis?

  56. Quintana 27/09/2011, 23:30

    Olá Marcelo, A Apple já evoluiu um pouco, hoje você já pode receber em real sim é só selecionar essa opção no iTunes Connect.

    Sobre acumular os recebíveis é possível sim, só não sei por quanto tempo. E quando você pede a transferencia eles te mandam sempre de todas as stores, independente do valor.

  57. Eduardo 22/11/2011, 03:31

    Boa noite pessoal. Achei, voces são as pessoas certas pra me ajudar. Estou querendo entrar neste ramo. Já vi um curso que começa em janeiro e custa uns 6.500 reais. O que vcs me sugerem para entrar nessa área. Preciso deste curso mesmo? Consigo de outra maneira? Como esta o mercado de trabalho? Um bom desenvolvedor consegue bons resultados? Gostaria muito da opinião de vcs. Ganhei meu dia quando achei estes posts. Parabéns . Espero manter o contato com vcs.

  58. Eduardo 22/11/2011, 03:31

    Boa noite pessoal. Achei, voces são as pessoas certas pra me ajudar. Estou querendo entrar neste ramo. Já vi um curso que começa em janeiro e custa uns 6.500 reais. O que vcs me sugerem para entrar nessa área. Preciso deste curso mesmo? Consigo de outra maneira? Como esta o mercado de trabalho? Um bom desenvolvedor consegue bons resultados? Gostaria muito da opinião de vcs. Ganhei meu dia quando achei estes posts. Parabéns . Espero manter o contato com vcs.

  59. filipe 02/12/2011, 13:18

    quintana, tudo bem??

    como publicar um jogo na AppStore???

    se puder responder muito grato

  60. Quintana 08/12/2011, 15:10

    Oi Filipe,

    jogo é um aplicativo normal, você vai abrir a mesma conta que você abre para publicar qualquer outro app.

    A única diferença é que não existe a categoria jogos na App Store do Brasil, então quando você publica um jogo ele aparece no mundo todo menos no Brasil. A solução para isso é fazer outro app igual e publicá-lo apenas no Brasil na categoria entretenimento.

    espero ter ajudado

  61. Andherson Peter 28/01/2012, 02:15

    Bom dia pessoal, alguém tem mais alguma informação sobre tarifas dos bancos? E qual deles é menos complicado para receber o pagamento da Apple?

  62. Andherson Peter 28/01/2012, 02:19

    O blog podia fazer um post somente deste assunto de bancos e recebimentos. Já estou vendo que vou ter muito trabalho para colocar a mão no meu rico dinheirinho. :(

  63. Karin 30/01/2012, 14:28

    Olá Andherson Peter, sobre tarifas, a gente só paga uma taxa de conversão de câmbio, pois a gente ainda recebe em dolar. Atualmente já é possível receber em reais. O mais aconselhável é você falar com o seu gerente que saberá explicar melhor essa transição. []'s

  64. Rodrigo Takase 06/03/2012, 20:31

    Olá pessoal! Alguém sabe como são cobrados os impostos brasileiros para pessoas jurídicas?

    Teoricamente a gente tá "exportando" um app, teria impostos de exportação e etc?

  65. Karin 07/03/2012, 11:25

    Oi Rodrigo,

    nós emitimos uma nota para a Apple e pagamos os impostos referentes à nota. É bom sempre ter uma assessoria contábil para ajudar, ok?

    []'s

  66. Rodrigo Takase 07/03/2012, 11:39

    Obrigado pela resposta, Karin!

    Só mais uma dúvida: a nota tem que ser emitida para para a Apple Americana ou pra Apple Brasileira/representante?

  67. Karin 07/03/2012, 11:55

    A Mobits emite para a Apple com sede nos Estados Unidos. É só uma formalidade para você pagar os impostos.

  68. deivid L. 12/05/2012, 15:47

    Oi galera bem legal o post (e de alguns anos atras hehe) e então precisa pagar os 0% somente em imposto pros USA? e se tem q pagar os $99 todo ano? Pretendo fazer os games para iOS com o shiva 3d(linguagem Lua e C++) pois detesto Objective C. Agradeço a atenção.

  69. Quintana 15/05/2012, 11:43

    Oi Deivid.

    Nós não estamos pagando imposto nos EUA não só no Brasil. Sobre os $99 você tem que pagar sim senão não consegue publicar na App Store.

    abs

  70. Ricardo 15/05/2012, 14:35

    qto ao pagamento de impostos no EUA ficou claro, mas e qto aqui e aos outros países?

  71. Karin 15/05/2012, 16:32

    Oi Ricardo,

    nós emitimos uma nota para a Apple e pagamos os impostos referentes à nota. É bom sempre ter uma assessoria contábil para ajudar, ok?

    Com relação a outros países, somente no Japão que há alguma retenção, mas isso acontece por parte da Apple.

    []'s

  72. ricardo 19/05/2012, 18:56

    Oi Karin, qual é a porcentagem do Japão?

  73. Karin 21/05/2012, 10:35

    Olá Ricardo, não sei dizer, pois quando recebo o relatório o desconto já foi efetuado. []'s

  74. ricardo 22/05/2012, 14:17

    Olá, dei uma pesquisada de leve e "parece" que é 20%,mas, se você preencher um formulário deles,dizendo q você já paga impostos no seu país,ai você não é descontado. é isso... sei lá...

  75. aguiar junior 10/06/2012, 21:52

    estou a menos de um mês como desenvolvedor, tive dois aplicativos aprovados esta semana, tenho 2 dúvidas, a primeira: não consigo fazer minha conta bancária, aperto, clico e a página não muda...rs... a segunda: um dos aplicativos é para uma advogada, acontece que o nome do aplicativo apareceu com letra minúscula, não acho um lugar para mudar o nome e consertar isso. desde já agradeço a atenção.

  76. Quintana 12/06/2012, 11:19

    Olá Aguiar. O nome do app só pode ser mudado quando você submete um novo binário, você pode ver os campos que podem ser alterados no FAQ do iTunes Connect. Sobre esse erro eu achei muito estranho, vc clica e nada ocorre? Já tentou em outro navegador (tipo o Safari da Apple :P)?

  77. CetTheorCet 15/06/2012, 21:41

    Les données américaines récentes a passé si vite que erratique, avec raison de chaque dernier rapport, le jeudi spécifiant le spécifique nombre à cause de entre Américains alignant pour un grand nombre flambant neuf la semaine dernière pour nécessaire pour le spécifique préliminaire votre temps depuis Avril. La rémunération dans proximité Peut ayant fortement contractée, des étincelles un grand sell-off qui à son tour très actifs envoyés tumbling dans le le réel spécifique conseil d'administration. [url=http://www.boutiquelongchampsuisse.com]prix longchamp suisse[/url] De ses commentaires préparés, voyez-vous, les n ¡¥ t pour obtenir concernant entre stimulus supplémentaire, votre propre quand il s'agit de votre discours prononcé plus tôt cette ce processus au vient de ce que qui peut le vice-président Janet Yellen a dit ces économie ¡ãremains vulnérables pour leur permettre de A et / ou peut justifier plus de logement. [url=http://www.saclongchampsiteofficiel.com]sac longchamp discount[/url] Le meilleur semaine après le candidat présidentiel républicain Mitt Romney divulgués un fabuleux vaut la fortune autant que 250 millions de dollars, sa campagne a déclaré mercredi dans lequel il ou peut-être pour vous aider dans environ la fédérale confiance aveugle si votre homme pourrait être doit être élu président. http://www.beatsdrdrecasque.info

  78. Tom 22/06/2012, 18:43

    Ola galera, estou abrindo uma empresa e tenho algumas duvidas, meu contador precisa saber. O pagamento vem através de wire? Então vem em dolar? O dinheiro vem diretamente dos EUA? Ouvi falar que agora estão pagando em Real, o que mudou? O dinheiro vem da Apple do Brasil?

    Preciso saber isso, pois se o dinheiro vem diretamente de fora é possível considerar uma empresa de exportação de software, conseguindo diversas isenções fiscais.

    Valeu!

  79. Karin 25/06/2012, 10:19

    Olá Tom,

    atualmente, já é possível receber diretamente em real, basta escolher nossa moeda no cadastro.

    Porém, ainda recebemos em dólar. Logo, nós emitimos uma nota para a Apple e pagamos os impostos referentes à nota.

    []'s

  80. Tom 26/06/2012, 12:16

    Ola Karin, obrigado pela resposta.

    O pagamento em Real deve ser bom pra evitar taxas de Wire dos bancos, porem o pagamento em dolar ainda pode ser mais vantajoso pois pode pagar menos impostos, caso seja possivel considerar exportação. Acho que não deixa de exportação, exportação de sotware. Alguém sabe se pode ser considerado exportação?

  81. Eduardo Gonçalves 26/07/2012, 09:17

    Olá!

    Primeiro lugar, parabéns pelo Post! A galera que contribuiu com os comentários, também esta de parabéns. Gente, estou começando agora no negócio e confesso que antes de ler este post não imagina que poderia haver todos estes detalhes para se verificar, sendo que minha intenção é criar aplicativos pagos. Com base nisso, tenho algumas dúvidas que talvez vocês possam me ajudar. Embora algumas coisa foram respondidas nos posts já postados, (muitos dos comentários foram feitos no ano passado) pode ser que algum procedimento já tenha mudado. Dúvidas:

    Me cadastrei como desenvolvedor e fiz a compra do programa de desenvolvedores como pessoal física. Da mesma forma como foi mencionado, não eu consegui fazer a compra pela Apple Store, e fui levado a um formulário para preenchimento e envio via fax, que ainda não o fiz. Ainda bem que não, pois ainda não tenho o aplicativo pronto e, portanto, estaria infringindo o 3 e 5 mandamento...rs. Minhas perguntas são: os mandamento 3 e 5, valem também para aplicativos não pagos? Quando eu fiz o pedido do programa, selecionei que estaria desenvolvendo aplicativos pagos, desta forma, eu não poderia estar enviando aplicativos free? Tem como alterar isto agora, se for o caso? Esta documentação referente ao banco, para faturamento, eu preciso enviar neste primeiro momento, ou somente quanto for publicar, digamos assim, uma primeira aplicação paga?

    Desde já agradeço. Abraço a todos.

  82. Quintana 06/08/2012, 18:09

    Oi Eduardo,

    o 5º mandamento também serve para aplicativos gratuitos sim, ele continua valendo. O único porém é que o contrato de aplicativos gratuitos é aprovado bem mais rápido, além das coisas terem melhorado muito de 2009 pra cá.

    Sobre o 3º mandamento eu creio que a própria Apple deve ter solucionado ele, já que é algo específico que ocorreu conosco a muito tempo e não tivemos mais esse erro desde então.

    Espero ter ajudado!

  83. Sam 14/08/2012, 20:05

    Ola,

    O DUNS number parece ser obrigatorio agora. Voces conseguiram tirar com facilidade? Levou quanto tempo?

  84. Felipe Barreto 16/08/2012, 11:40

    Sam,

    até onde eu sabia, o DUNS era obrigatório somente para a conta In House. Confirme se você está escolhendo a opção certa.

    De qualquer modo, dê uma olhada no post Obtendo a licença Apple correta para seu negócio, pois lá tem os links necessários para tirar o DUNS.

    No nosso caso, como não havia pressa, optamos pelo modo gratuito e o número levou exatos 2 meses para ser gerado. Contudo existem opções pagas onde o número sai em poucos dias.

  85. luane 05/09/2012, 17:21

    Gostaria de saber... após finalizado o app, quanto tempo demora para eles responderem nossa solicitação informando se foi aprovado ou não? obg

  86. Antonio 07/09/2012, 11:27

    Olá Karin,

    Vi que sua empresa emite NFs para a Apple. Gostaria de saber mais detalhes sobre esse assunto, pois tenho uma empresa exclusivamente para vendas através da AppStore. Vocês optaram pelo Simples ou Lucro Presumido? As vendas são consideradas exportação? A atividade é de comércio (software de prateleira)?

    Desde já agradeço a todos pelas informações já postadas.

  87. Karin 10/09/2012, 10:50

    Olá Antonio,

    nós somos uma empresa normal (não Simples), que além de prestar serviço de desenvolvimento também vendemos pela App Store. Como já mencionado, a gente aqui recebe em dólar da Apple por meio de ordem de pagamento para nosso banco. Porém, atualmente, já é possível receber em real. É bom você se informar com o seu gerente sobre.

    Já a nota fiscal é emitida para pagar os impostos do dinheiro recebido. A atividade não é de comércio não, pelo menos entendemos assim! Acredito que seja bom você conversar com a sua área financeira.

    Espero ter ajudado!

  88. Quintana 10/09/2012, 10:58

    Olá Luane,

    atualmente eles demoram entre 1 e 2 semanas, dependendo do aplicativo pode ser mas rápido ou mais demorado. A velocidade de aprovação melhorou bastante nos últimos anos.

  89. Antonio 10/09/2012, 21:26

    Oi Karin,

    Primeiramente agradeço pelos esclarecimentos. Gostaria apenas que me tirasse mais uma pequena dúvida: as Notas devem ser emitidas para a Apple do Brasil ou EUA?

    Grato.

  90. Karin 11/09/2012, 09:42

    Antonio, aqui nós emitimos para a Apple Inc. até porque é ela que paga e não a Apple Brasil, mas, mais uma vez, deixando claro que é assim que nós fazemos, ok? []'s

  91. Romulo Carvalho 30/10/2012, 01:28

    Olá. Primeiramente, ótimo post!!

    Gostaria de saber se anuidade é de 12 meses ou ano calendário. Pergunto isto porque se for ano calendário deixo para fazer em janeiro. Desde já, obrigado.

  92. Quintana 30/10/2012, 11:50

    Olá Romulo,

    é por 12 meses. abs

  93. Blopes 30/04/2013, 17:07

    Fora o "nome", existe alguma restrição para a conta de pessoa Fisica? Ou seja meu cliente precisa lancar um app na data X, não vai dar tempo de criar o pj e homologar o app, a principio vcs veem algum problema em deixar como fisico?

  94. Quintana 02/05/2013, 15:08

    Olá Blopes,

    pessoa física é mais fácil sim e atualmente a Apple tem sido mais rápida nesse processo do que em 2009 quando escrevi esse post. O único problema é que uma vez criada a conta como pessoa física não terá como transferir ela nem os aplicativos publicados nela para uma conta de pessoa jurídica. Então pense bem o que você realmente quer antes de tomar sua decisão.

    abs

  95. Gerson 04/05/2013, 00:04

    Como vocês emitem a nota fiscal para a Apple Inc.? Ela não tem CNPJ e o contador de minha empresa está com dificuldades nisso. Agradeço desde já a atenção.

  96. Karin 06/05/2013, 11:49

    Olá Gerson, nós emitimos normalmente a nota fiscal. Como ela é uma empresa estrangeira, não terá CNPJ. E recolhemos os impostos.

    Espero ter ajudado. []'s

  97. Otávio 04/06/2013, 16:08

    Oi Karin, obrigado pelas informações. A respeito da nota fiscal, qual atividade vocês colocam na emissão dela? Desenvolvimento de software? Comércio exterior? Agradeço a atenção.

  98. Karin 06/06/2013, 16:03

    Olá Otávio, isso vai depender das atividades que você possui. A gente coloca a atividade principal da empresa. O importante é recolher os impostos. Att.

  99. Bruno 27/06/2013, 18:18

    Olá, por favor..

    Muito por favor.. Vocês sabem me dizer como faço para cancelar minha conta de desenvolvedor Apple?

    Agradeço muito pela ajuda.

    No Aguardo

    Bruno.

  100. Quintana 28/06/2013, 20:54

    Oi Bruno,

    eu nunca cancelei uma conta de desenvolvedor antes, mas creio que se você deixar de pagar a Apple irá cancelar ela automaticamente.

    abs,

  101. Filipe 29/06/2013, 16:51

    Alguém pode me ajudar?

    Pode-se usar o iPhone na capa de um jogo com pretenção de ser vendido na App Store?

  102. Lucas 11/10/2013, 18:42

    Infelizmente só achei esse post após já ter iniciado o processo então caí no problema número 2. É, coloquei SOLUÇÕES ao invés de SOLUCOES. Liguei lá na Apple, mas não consegui soletrar o Ç e o Õ! Como você conseguiu fazer a troca do nome? Muito bom o post e apesar de ser de 2009, muito atual e muito útil!

  103. Mobits 14/10/2013, 10:30

    Conseguimos trocar ligando para a Apple. Mas se você reparar não estamos com o nome correto, está solucoes ao invés de soluções.

    abs,

  104. Rafael 29/01/2014, 11:15

    Pessoal,

    Excelente o tópico e os comentários, parabéns!

    Apesar de ter resolvido algumas dúvidas, tem alguns detalhes para abrir uma empresa que estou em dúvida, vocês poderiam indicar uma empresa de contabilidade com experiência neste assunto (Vendas na App Store)?

    Abraço.

  105. Paulo 16/03/2014, 22:42

    Olá, estou precisando de informações sobre venda de assinaturas para recebimento de conteúdo através de apps para dispositivos móveis através de assinatura. Gostaria de saber se é possível ter receita recorrente sobre este tipo de asinatura e quais as comissões, e encargos sobre o valor de venda. Se puderem me indicar por email uma assessoria contábil eu ficaria muito grato!

  106. Quintana 17/03/2014, 10:54

    Olá Paulo,

    sim, é possível ter receita recorrente usando o modelo de assinaturas. No caso da Apple, por exemplo, as assinaturas podem ser semanais, mensais, bimestrais, trimestrais, anuais ou bienais e usam o mesmo sistema (cartão de crédito e conta) da App Store. A comissão é a mesma cobrada pelas demais vendas, de 30%. Um ponto negativo é que não é possível obter muitas informações dos assinantes.

    Sobre a contabilidade: te mando por email.

  107. Eduardo 25/04/2014, 21:00

    Caro Amigos,

    Seu um desenvolvedor autônomo e tenho varias app FREE na App Store. Estou pensando em passar a cobrá-las. Poderiam me responder que impostos no Brasil terei que pagar?

  108. Daniel 28/04/2014, 00:02

    Boa noite,

    Não gostaria de cortar a pergunta do Eduardo, mas Quintana, por gentileza, você pode me enviar o contato da assessoria contábil também? Estou tendo alguns problemas com registro de empresa e gostaria de procurar uma outra opção no mercado.

    Eduardo, creio que você acabaria pagando os impostos típicos de qualquer serviço com câmbio (IOF, ISS, etc.) e e imposto de renda. De qualquer forma, acho melhor consultar algum contador porque há algumas coisas que mudam para pessoas físicas que têm renda dessa natureza.

    Abs,

    Daniel

  109. Quintana 28/04/2014, 10:35

    Exato. Os impostos são os mesmos de uma nota normal (ISS, IRPJ, etc). Não existe mais esse nono mandamento de pagar 30% de imposto nos EUA, hoje a Apple já paga em reais aqui no Brasil e você emite uma nota fiscal normal no caso de PJ. No caso de pessoa física eu não sei informar... vou te mandar o contato, Daniel.

  110. Mauricio Trindade 30/06/2014, 10:28

    Bom dia Galera,

    Fiz o cadastro apple developer no site, e enviei o fax solicitado pela apple a 17 dias.. o pagamento já foi debitado em minha conta.. porem não recebi nenhum email da apple com a liberação da minha conta developer.. alguem já passou por isso?

  111. Alê Pagano 29/07/2014, 15:30

    Pessoal! Alguém poderia me ajudar? Estou tentando entrar no Itunes Connect e meu email e senha, não estão habilitados. Alguém tem um tutorial ou vídeo de como se publica um app na Apple Store?

  112. Quintana 30/07/2014, 17:45

    Olá Alê, isso parece ser um problema no seu cadastro na apple, tente obter informações na página de ajuda do iTunes Connect: https://developer.apple.com/support/appstore/itunes-connect/

  113. Arlan 08/09/2014, 12:11

    Olá! estou com dificuldade na renovação do meu id na segunda tentativa tinha liberado o modo internacional do cartão! na terceira com cartão de credito diferente, alguém sabe um maneira de regularizar isto, Ps, Fax não estou conseguindo enviar.

    Mensagem da Apple

    "your credit card number is not supported by our automated order system."

  114. Quintana 08/09/2014, 19:39

    Arlan, não faço ideia do que pode ter ocorrido com o seu cartão, o melhor nesses casos é ligar para a Apple, como fizemos.

  115. Jonas 12/05/2015, 15:34

    Boa tarde, tenho uma empresa e estou fazendo um app para publicar na App Store de forma gratúita.

    Gostaria de saber como faço para que apareça o nome da minha empresa ou produto no Saller, sem ter que adquirir um DUNS Number.

  116. Marcelo 04/08/2015, 20:55

    Olá pessoal! Sou desenvolvedor da Apple desde 2012 e recebia normalmente na conta (PJ) em reais todos os meses. Agora entrou em contato por e-mail uma empresa chamada INTL FCSTONE DTVM LTDA / FX Operations dizendo que a Apple Inc vai fazer o pagamento através deles. Inclusive mandaram uma lista ENORME de documentos a serem enviados para eles. Alguém aqui também recebeu e-mail dessa empresa? É confiável? Já estão recebendo por eles?

  117. Rodrigo 09/08/2015, 22:09

    Olá, Estou no Brasil, mas tenho conta bancária no exterior. Será que posso me cadastrar como individual developer, com endereço aqui e receber na minha conta do exterior?

  118. Quintana 10/08/2015, 10:57

    Caro Marcelo, nós não recebemos nenhum contato da Apple sobre essa empresa, contudo, verificamos no nosso sistema financeiro que os pagamentos da Apple estão sendo feitos por ela. Então é confiável sim.

  119. Gil 25/11/2015, 11:25

    Ola, tenho jogos desde 2009 na Apple Store e agora também recebi um pedido de varios documentos dessa empresa INTL FCStone, será que é confiavel? Não recebi nenhum informativo da Apple sobre a empresa e estao pedindo diversos documentos, como sei se essa empresa é confiavel? Enviei o questionamento para a Apple e estou aguardando resposta deles.

  120. alberto 10/03/2016, 18:42

    Também recebi esta mensagem pedindo 300 documentos em português muito mal escrito. Vou ativar o suporte da Apple, não tenho pressa em receber mesmo.

  121. Robson 11/03/2016, 07:31

    Alguém teve alguma confirmação se esta empresa INTL FCSTONE DTVM é realmente autorizada pela Apple??

  122. alberto 12/03/2016, 11:49

    Envie questionamento a Apple, ainda sem resposta e perguntei ao Gil (acima) se recebeu resposta. Vou postar aqui quer update.

  123. alberto 12/03/2016, 11:52

    Outra informação, o endereço do físico da INTL FCStone informado no e-mail não bate com o endereço no site da INTL FCStone. Uma empresa grande pode ter vários endereços, mas ...

  124. Manoel 14/03/2016, 09:37

    Bom dia. Trabalho em um MInistério Federal (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e estou responsável pela criação, registro etc.. de uma conta no de desenvolvedor apple store para o MInisterio publica aplicativos gratuitos. Já está em andamento a obtenção do DUNS NUMBER mas estou com problema com relação ao pagamento. Após a obtenção do DUNS NUMBER teri que pagar uma taxa para a apple certo? esta taxa é anual? e o mais importante. Existe alguma forma do pagamento ser feito via boleto em reais? Orgão Federal é proibido de fazer pagamento em dolar usando cartão coorportativo. Na verdade através de boleto também. Existe um escritória da Apple no Brasil onde eu posso fazer contato com eles? Obrigado..

  125. Silvio 25/03/2016, 03:43

    Pior que se fosse por mim Apple nem existia.

  126. Silvio 25/03/2016, 03:43

    Pior que se fosse por mim Apple nem existia.

  127. suellen 31/05/2016, 23:01

    Boa noite! Algum desenvolvedor que possa se disponibilizar em responder algumas dúvidas sobre o envio de aplicativos para apple para um Artigo da faculdade? Serei muito grata.

  128. suellen 31/05/2016, 23:07

    Caso alguém queira me ajudar com o artigo tirando algumas dúvidas, me procure no face - Suellen Aline. Obrigada

DEIXE UM COMENTÁRIO

If you can read this, you don't use a typical webbrowser that plays nice with CSS.
Please do not fill in anything here!