02 Out, 2023 13:16

O que é o BARD? Como funciona e quais principais diferenças com relação do Chat GPT?

O Bard (Retroestrutura binária aumentada, em tradução livre do inglês Binary Augmented Retro-Framing) é um modelo de linguagem alimentado por IA (Inteligência Artificial) desenvolvido pelo Google: esse chatbot foi lançado em 21 de março de 2023 em todo o mundo e, em 13 de julho do mesmo ano, chegou ao Brasil.

Atualmente, o Bard encontra-se acessível em 48 idiomas e entre os principais estão inglês, espanhol, português, mandarim, coreano, alemão e japonês. Usuários de 238 países e territórios podem usar essa ferramenta desenvolvida pela gigante de tecnologia mundial.

Como usar o Bard?

Produzido para responder a consultas aos moldes de uma conversação, o Bard foi baseado na tecnologia LaMDA, criada pelo próprio Google. Ele gera suas respostas usando informações on-line, com informações da Web e das respostas dos usuários, além de coletar feedback para aprimorar o desempenho do sistema de IA.

Disponível de modo gratuito no site bard.google.com, esse chatbot não tem uma versão em aplicativo, mas pode ser acessado via celular pelo navegador, tanto em aparelhos com sistema operacional Android ou iOS. O Bard pode ainda ser incorporado em aplicativos do Google, como Planilhas, Gmail, Docs e Apresentações.

Bard x ChatGPT: quais são as diferenças?

Depois de conhecer mais sobre esse chatbot desenvolvido pelo Google, você deve estar se perguntando qual é a diferença dele para o ChatGPT, criado pela Open IA em novembro de 2022. Ambos chatbots têm processamentos desenvolvidos a partir da linguagem natural, mas apresentam algumas diferenças importantes: o Bard usa o Pathways Language Model (PaLM 2), do Google, e pode oferecer respostas com base em eventos atuais em tempo real, extraídos do buscador, o que o torna uma excelente ferramenta de pesquisa.

O ChatGPT, por outro lado, usa o Generative Pre-training Transformer 3 (GPT-3) - ou GPT-4 para assinantes pagos - e, se comparado à IA do Google tem certa defasagem no aspecto atualidade, pois as informações de seu banco de dados são relativas até setembro de 2021. Entretanto, no aspecto refinamento de linguagem, é considerado uma ferramenta de redação mais apurada.

Por estar em um período de testes, o Bard apresenta determinadas limitações, como a imprecisão das fontes, com isso, a possibilidade de respostas com informações equivocadas. No ChatGPT, por outro lado, é possível questionar a origem da informação. Outro ponto a ser destacado é a ausência de um detector de plágio integrado, o que foi incorporado ao ChatGPT, capaz de entregar conteúdos exclusivos.

Dessa forma, esses dois chatbots podem ser considerados complementares em diferentes sentidos. Enquanto o Bard é um modelo de linguagem factual, o ChatGPT trabalha com a linguagem generativa. Se o seu objetivo é buscar dados mais atualizados, recorra à IA desenvolvida pelo Google. Já se em seus planos está o desenvolvimento de itens mais criativos, como cartas e e-mails, recorra ao ChatGPT. Agora que você já conhece as diferenças, vantagens e limitações de cada uma dessas ferramentas, que tal aplicar elas no dia a dia do seu negócio?

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.