31 Jul, 2023 16:57

Realidade aumentada, virtual e mista: entenda diferenças e principais aplicações no mercado B2B

Celulares, televisores e telas, de modo geral, são parte relevante do dia a dia de praticamente todas as pessoas no mundo atual. E, dentre as tecnologias que despontaram neste cenário estão a realidade virtual, a realidade aumentada e a realidade mista. Você sabe quais são as diferenças destes termos?

Entender o que diferencia e o que aproxima essas três tecnologias é relevante não apenas para quem quer se ambientar com o universo tecnológico como também para quem tem um negócio ou trabalha no cenário B2B e busca fazer escolhas mais acertadas e minimizar os erros. Isso porque, em todo o mundo, o mercado relacionado à realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista está em crescimento. Em 2021, foram movimentados US$ 30,7 bilhões, enquanto em 2022, somou-se o total de US$ 58,7 bilhões. A previsão é que em 2025 esse total alcance nada menos que US$ 300 bilhões, apontou pesquisa do Boston Consulting Group.

Realidade virtual, aumentada e mista: entenda cada um dos termos

Apesar de terem grande proximidade, perceber o que cada uma dessas tecnologias tem de único é um importante começo para evitar confundir os termos e aplicá-los da forma correta. A realidade virtual (também conhecida pela sigla RV ou VR, da expressão em inglês Virtual Reality) se relaciona com a simulação por completo de um ambiente não-real, alcançado de forma integralmente virtual.

Esse “ambiente falso” pode ser a recriação de um ambiente que já existe na vida real ou algo inédito por completo e busca envolver o usuário por completo, em 360º e três dimensões. Para isso, de dispositivos tecnológicos específicos, geralmente apelidados de headset VR e compostos por óculos, controles e fones de ouvido para o usuário ficar completamente imerso na realidade virtual. Ela é possível através da linguagem de codificação VRML (Virtual Reality Modelling Language): com ela, podem ser criadas diferentes realidades com imagens, sons e vídeos, além de interações possíveis entre elas.

Algumas de suas aplicações mais recorrentes no cotidiano são no ramo da educação e da cultura: é possível explorar em sala de aula, por exemplo, detalhes do Universo e de outras regiões do mundo, bem como conhecer museus e espaços culturais em tour virtuais com óculos VR.

A realidade aumentada (RA ou AR, do inglês Augmented Reality) se diferencia por possibilitar a integração do mundo real com o digital. Isso acontece devido à sobreposição dos elementos gráficos criados virtualmente virtuais às imagens do ambiente físico e real captadas pelas câmeras de aparelhos como celulares ou tablets.

Atualmente, uma aplicação de seu uso na rotina são apps que traduzem em tempo real determinado texto quando ele fica em contato com a câmera do dispositivo. Outro exemplo que tomou conta de todo o mundo recentemente e envolve realidade aumentada foi o videogame Pokémon GO: com ele, as criaturas da animação eram colecionadas virtualmente pelas cidades, mas só eram vistas através das telas. No cenário atual, a ferramenta conhecida como Vuforia Studio, disponível para Android, iOS e Unity é uma das mais populares para o desenvolvimento de realidade aumentada.

A integração dessas duas tecnologias é conhecida como realidade mista (RM ou MR, Mixed Reality, em inglês). Por ser uma mistura das duas tecnologias anteriormente citadas, a realidade mista permite não só a visualização de hologramas em 3D, como faz isso de maneira sobreposta e completamente integrada aos ambientes reais. Dessa forma, torna possível a interação de elementos virtuais como partes do mundo real. Um exemplo aplicado no dia a dia de realidade mista são os filtros de aplicativos como Instagram ou Snapchat.

Mercado B2B: um panorama das principais aplicações dessas tecnologias nesse ambiente

Entender melhor cada uma dessas tecnologias permite com que elas sejam aplicadas com mais precisão no mercado B2B. Treinamentos, desenvolvimento de equipe e reuniões de venda ficam mais profundas e interessantes com o uso dessas tecnologias. Pense em uma empresa que quer implementar uma nova ferramenta que vai afetar o cotidiano de seus colaboradores diariamente e, ao invés de elaborar um guia ou um livro, através da realidade aumentada, é possível acessar a informação no contexto exato.

A utilização da realidade virtual também traz benefícios diretos ao design de produtos e prototipagem. Ela é capaz de aumentar consideravelmente a velocidade de diferentes processos da produção, uma vez que move para o ambiente virtual a elaboração de protótipos, reduzindo ou retirando por completo a necessidade de elaborar protótipos físicos de alto custo, além de integrar designs mais rapidamente. De modo geral, ela garante uma maior precisão e segurança da fabricação.

Outros setores que podem ter avanços importantes com o uso destas tecnologias são o imobiliário e a construção civil. No primeiro, é possível realizar tours virtuais e otimizações nas plataformas de venda, como uso de fotos e vídeos em 360º e QR Code. Já na construção civil, ela otimiza a concepção e projeção de obras e planejamentos, permitindo que o projetista consiga visualizar previamente a obra e diversos processos, bem como simular alterações, novas estruturas e materiais. Além disso, a VR, a VA e a VM podem colaborar no treinamento de colaboradores em ambientes simulados, como em treinamentos de segurança.

O ramo do marketing e da publicidade é outro que é positivamente afetado com tais inovações tecnológicas. Neste setor, elas proporcionam o que é conhecido como Marketing de Imersão, que tem como diferencial oferecer ao consumidor uma interação que permite uma maior experimentação sensorial. De modo geral, em diferentes setores, tais tecnologias podem melhorar a eficiência e a produtividade de seu negócio pois garantem uma maior imersão na temática que a empresa busca explorar. Diante de um equipamento de VR, por exemplo, o usuário encontra-se completamente imerso no conteúdo, com poucas distrações, e atenção completa na mensagem. O impacto proporcionado com a utilização de VR, VA ou VM também é diferenciado, pois por ser mais sensorial do que a mídia tradicional, tende a ficar na memória por mais tempo.

Quais são os principais desafios na implementação de tais tecnologias?

Por serem tecnologias recentes no mercado, elas trazem determinados desafios na implementação: muitas empresas, por exemplo, têm receio de adotar tecnologias mais inovadoras. Por isso, o principal ponto nesse sentido deve ser elaborar uma estratégia que esteja de acordo com a experiência do negócio, desenvolvendo como RA, RV e RM serão parte das ações que irão fazer a diferença em seu negócio.

Muitas vezes o alto custo que envolve essas tecnologias também se torna uma barreira. Aqui, o principal ponto a se considerar é a garantia de retorno de investimento. Exemplificando de modo prático: caso você esteja interessado em desenvolver uma ferramenta de RA que tem um valor mais alto que outras iniciativas para o seu negócio, mas ela poderá ser utilizada em diferentes unidades de sua companhia, gerando conversões de vendas maiores, pode ser que valha o investimento.

Buscar conhecer a fundo cada uma dessas possibilidades e traçar um planejamento adequado à realidade de cada empreendimento é uma premissa essencial quando se coloca em perspectiva o mercado B2B e o avanço da realidade virtual, aumentada e mista. Conteúdos criados nesses novos formatos podem ampliar de modo único os horizontes, se antecipe e fique por dentro desta tendência!

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