19 Set, 2023 12:07

Tendências tecnológicas para 2024: conheça 5 essenciais para o varejo

Qual a importância de acompanhar as tendências tecnológicas do mercado? Entender as ideias e os caminhos mais em alta neste aspecto do varejo pode ter um papel fundamental para ter sucesso em seu negócio. Isso porque, diante de uma observação sobre o que vem despontando neste ambiente, é possível atender de modo mais preciso os desejos e necessidades dos clientes e, dessa forma, se diferenciar frente à concorrência.

Considerando a proximidade com 2024, que tal conhecer algumas das tendências de tecnologia que mais devem impactar o setor varejista? Os benefícios de entendê-las e implementá-las, na medida do possível, em sua realidade também devem ser destacados: essa transformação digital no varejo vai deixar os limites entre o mundo físico e online cada vez mais tênues e, assim, desenvolver uma nova e única experiência do cliente, renovando sua relação com a marca, além de permitir uma maior eficiência no atendimento e, considerando um cenário a longo prazo, uma redução nos custos totais. Para melhor aproveitar desse cenário, confira os detalhes de cinco das principais tendências de tecnologia no varejo para 2024:

Internet das Coisas (IoT)

Desde a chegada e crescente implantação do 5G no cenário nacional, a IOT, ou Internet das Coisas, é uma tendência que vem se potencializando. Relógios inteligentes, equipamentos de casa e até mesmo veículos inteligentes são algumas de suas aplicações.

Dados apresentados em um estudo da IoT Analytics sinalizam que, em 2022, foram cerca de 15 bilhões de aparelhos conectados em todo o mundo. Até 2025, é estimado que esse número se multiplique, aproximando-se dos 30 bilhões.

Inteligência Artificial (IA)

O varejo percebe a cada dia mais a importância da Inteligência Artificial e esse caminho continuará em voga no próximo ano: as possibilidades de aplicação dela devem ser multiplicadas e seu uso ficará ainda mais aprimorado.

No mercado varejista, o uso de inteligência artificial permite a “hiper personalização da experiência do cliente”. Com o uso de chatbots e outras ferramentas, o relacionamento da marca com cada cliente se diferencia e, dessa forma, podem ser aplicadas estratégias individualizadas no momento mais indicado para cada um deles.

Big Data Analytics

Vivemos hoje o que os especialistas chamam de “Era dos Dados”: as análises de big data vem se popularizando em grandes, médias e pequenas empresas, com o objetivo de permitir observações mais precisas em diferentes setores, desde inteligência operacional e cadeia de suprimentos até aqueles mídias sociais e merchandising.

No entanto, um estudo realizado pela Forbes em parceria com a TRUE Global Intelligence sinalizou que 86% das empresas não se sente pronta o suficiente para fazer bom proveito desses dados, apesar de reconhecer que eles são extremamente ou muito valiosos para suas organizações em termos de sucesso geral (81%), inovação (75%) e segurança cibernética (78%). Investir em análise de Big Data permite, com isso, que seu negócio se torne mais criativo e inovador, além de aprimorar o funcionamento da estrutura dele como um todo.

Decision Intelligence (DI)

O conceito de decision intelligence (DI) está associado diretamente à estratégia de usar métodos analíticos para gerar decisões automatizadas em diferentes processos do seu negócio. Trata-se de um princípio que não se limita a apenas um aspecto do varejo, pois permite uma visão panorâmica de necessidades e inclinações do consumidor até os processos relacionados à logística e cadeia de fornecimento do estoque.

De modo geral, essa automação de decisões possibilita que empresas conheçam suas movimentações internas e seus consumidores, gerando conversões mais lucrativas, mais satisfação e riscos menores.

Superapps

O papel relevante dos aplicativos no cenário do varejo como ferramentas capazes de integrar o consumidor de modo único ganha ainda mais destaque quando nos deparamos com os superapps: trata-se de aplicações que integram múltiplos serviços em uma mesma interface. Com eles, o usuário pode, por exemplo, fazer compras e também realizar transações financeiras sem sair do aplicativo.

Se no mercado brasileiro, eles ainda não estão completamente consolidados e se mostram como uma tendência em crescimento, em países como Coréia do Sul, China e Indonésia os superapps são extremamente populares. Uma pesquisa apresentada pela Gartner, empresa referência em TI, sinaliza que mais 50% da população global será usuária ativa deste tipo de aplicativo até 2027.

Além da vantagem da otimização do tempo, os superapps também geram mais oportunidades de negócio, uma vez que, mais satisfeito em sua experiência, o consumidor tem maior chance de retorno e, por consequência, gera maiores lucros.

Ao entender cada uma dessas cinco tendências, fica notável quanto apostar na tecnologia é uma ferramenta imprescindível para se destacar no mercado do varejo. Com um mercado em intensa aceleração, entender as novidades permite o desenvolvimento de um olhar estratégico para se tornar referência.

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