19 Mar, 2009 10:18

Novidades do iPhone OS 3.0

iPhone OS 3.0

Venda direta dentro da App

A primeira grande notícia para os desenvolvedores foi a nova possibilidade de poder vender conteúdo dentro do aplicativo, por exemplo, será possível fazer um jogo com algumas fases gratuitas e com outras fases que o jogador deverá pagar para jogar. A Apple continuará abocanhando 30% do valor vendido mas já é uma grande notícia poder trabalhar desta forma. Isto certamente irá diferenciar a App Store das novas lojas de aplicativo que entraram no mercado, como a loja da palm, comentada aqui, o Android Market e a Ovi Store.

Quem não roda em background, usa Push

Outra novidade importante é a notificação em plano de fundo. Já que não será possível rodar aplicações em background, a Apple resolveu substituir isto por uma API de Push, já conhecida de quem desenvolve em Java ME, onde os aplicativos poderão ser "acordados" quando um evento ocorrer. A justificativa da Apple para ter adotado esta solução e não a do background é que a segunda, segundo eles, consome mais bateria.

Bluetooth peer-to-peer, finalmente

Outra boa novidade é a comunicação peer-to-peer via bluetooth para jogos e aplicativos. Finalmente eles vão fazer algum uso do bluetooth, já que antes ele não servia pra muita coisa. Eu ainda acho pouco apenas a conexão P2P, pois com Java ME é possível conectar até 8 celulares em uma piconet bluetooth, mas P2P já é um começo.

1000 APIs

A Apple também afirma ter disponibilizado 1000 novas APIs para os desenvolvedores. Confesso que ainda não sei quais são - e acho que vou demorar um pouco pra descobrir, 1000 é muita coisa... -, mas já sei que agora será possível checar a rede de dados que está sendo utilizada (3G, EDGE, Wi-Fi), chamar a aplicação maps dentro da sua aplicação, ter acesso à biblioteca do iPod, utilizar o sensor de proximidade, transmissão de áudio e vídeo por HTTP, APIs embutidas de voz sobre IP (VoIP), entre outras.

O novo SDK do iPhone já está disponível para download pelos desenvolvedores cadastrados no programa de desenvolvimento da Apple. O download tem 2.1 Gigas e eu já estou fazendo o meu (isso significa que a Mobits finalmente conseguiu a licença da Apple).

Em breve mandaremos nossas impressões sobre o novo SDK.

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.