27 Mar, 2023 15:08

7 principais estratégias de cuponagem para o seu negócio

7 principais estratégias de cuponagem para o seu negócio

A cuponagem é uma estratégia de marketing muito utilizada por várias empresas em diversos segmentos de mercado, a estratégia consiste na disponibilização de descontos, brindes ou benefícios especiais através de cupons para incentivar as pessoas a comprarem um determinado produto ou serviço.

A estratégia de cuponagem tornou-se bastante popular nos últimos anos devido à facilidade de uso e ao impacto positivo que pode ter nas vendas. Existem diversos tipos de cupons que podem ser utilizados para alavancar o seu negócio, cada um deles com características específicas que deve ser utilizado de acordo com o objetivo da sua campanha e o seu público-alvo para que se tornem mais efetivos. No parágrafo a seguir, vamos falar sobre alguns dos principais modelos de cuponagem e como podem utilizá-los no dia a dia do seu negócio.

1. Cupom de desconto percentual

O cupom de desconto percentual é um modelo muito comum e muito utilizado de cuponagem. Ele funciona oferecendo um desconto em porcentagem no valor total da compra do cliente. Por exemplo, 10% (dez) de desconto em todas as compras acima de R$ 300,00 (trezentos reais). Esse modelo é especialmente eficaz para incentivar os clientes a aumentar o valor de suas compras, pois você determina um mínimo a ser gasto para o cupom ser utilizado, e quanto mais seus clientes comprarem, maior será o desconto que receberão naquela compra.

2. Cupom de desconto em valor fixo

Nesse modelo de cuponagem, o cliente recebe um desconto que tem um valor fixo, independentemente do valor total da sua compra. Por exemplo, R$ 20,00 (vinte reais) de desconto em todas as compras feitas até dia 31/03/2023. Esse modelo é especialmente útil para incentivar compras de menor valor, pois o desconto fixo pode ser mais atraente para o cliente do que um desconto em porcentagem quando o cliente não está com a intenção de gastar muito naquele momento.

3. Cupom compre um, leve outro

Nesse modelo, o cliente recebe um produto gratuito ao comprar outro produto específico. E neste caso, os produtos já são previamente determinados pela empresa que está anunciando a promoção. Essa opção é excelente para incentivar as vendas de produtos com menor saída ou que precisam ser renovados constantemente de acordo com a coleção, como roupas e acessórios.

4. Cupons de indicação

O modelo de cupom por indicação é uma ótima forma de incentivar seus clientes a indicarem sua marca para outras pessoas, e com isso conseguir atrair novos clientes para que conheçam o seu produto/serviço. Por sua vez, o seu cliente que indicou alguém recebe um incentivo em troca, como: cupom de desconto na próxima compra, cashback, brinde, etc. Com essa estratégia a empresa consegue aumentar suas vendas e ainda conquistar novos clientes em potencial.

5. Cupom de frete grátis

Nesse modelo, o cliente recebe frete grátis em suas compras. Nessa estratégia, o cupom de frete grátis pode ser aplicado a todas as compras feitas no site ou apenas a compras acima de um determinado valor, que fica a critério da empresa definir esse mínimo de compra. Esse modelo é especialmente útil para incentivar as vendas online, onde o frete pode ser um obstáculo para os clientes, ou para aumentar o ticket médio de suas compras online ao definir um valor mínimo para o frete grátis.

6. Cupom para retirada de brinde

Nessa estratégia de cuponagem, o cliente recebe um brinde ao fazer uma compra ou utilizar um serviço do seu estabelecimento. Idealmente, a empresa também deve estipular a qual produto ou serviço está relacionada à promoção, para não haver mal entendidos com seus clientes ou, até mesmo, não possuir brindes suficientes para todos. O brinde pode ser um produto/serviço específico da sua própria empresa ou um brinde promocional. Esse modelo é excelente para incentivar compras de produtos específicos, para fidelizar clientes ou para atrair clientes para o seu estabelecimento para retirada do brinde.

7. Cashback

Nesse modelo, o cliente recebe um percentual do valor gasto em sua compra de volta em forma de crédito para usar em compras futuras. Por exemplo, 5% (cinco por cento) de cashback em todas as compras. Esse modelo é excelente para incentivar a fidelização de clientes e aumentar a frequência de compras no seu estabelecimento.

Os modelos de cuponagens acima descritos podem ser disponibilizados tanto de forma online quanto impressos, embora o mais comum e utilizado hoje são cupons online, devido a sua maior abrangência e rápida disseminação. No ambiente online, os cupons podem ser enviados por e-mail, redes sociais, aplicativos, dentre outros. Outra opção de distribuição de cupons, já no ambiente físico, é através de impressão e distribuição em eventos, pontos de venda parceiros ou em ações promocionais.

Com tudo isso em mente, é muito importante ressaltar que para que a sua estratégia de cuponagem seja efetiva, é essencial que você pense e crie ofertas que sejam realmente atraentes para os seus clientes, e que principalmente, divulgue as regras de forma muito clara para não causar confusão, e consequentemente, insatisfação dos seus clientes, sem truques ou entrelinhas, sempre quanto mais claro, melhor. Com isso, é possível garantir o sucesso da sua ação, como: o aumento das vendas, fidelização de seus clientes, e até mesmo, como vimos, a atração de novos clientes em potencial.

Creditos da imagem aqui.

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