19 Abr, 2010 10:45

Apple proibe a utilização de "geradores de app". Por que?

iPhone OS 4.0

Entre várias coisas, o acordo diz o seguinte:

3.3.1 … Applications must be originally written in Objective-C, C, C++, or JavaScript as executed by the iPhone OS WebKit engine, and only code written in C, C++, and Objective-C may compile and directly link against the Documented APIs (e.g., Applications that link to Documented APIs through an intermediary translation or compatibility layer or tool are prohibited)."

É isso mesmo! Sabendo que a apresentação do novo Adobe Flash CS5, com o seu Packager for iPhone, está próxima, a Apple se apressou logo para impedir que outros softwares produzam aplicativos para a App Store.

Depois de ler isso, fiquei pensando: o que a Apple pretende com isso?

Pessoal, está na cara! A Apple nunca quis facilitar a vida de ninguém e a criação da App Store não foi uma bondade sua para com os desenvolvedores de aplicativos móveis contra as operadoras de celular, mas foi uma jogada muito boa para ganhar um mercado que não era explorado por nenhuma grande empresa de celular. E o que é a App Store? É uma loja de aplicativos desenvolvidos por terceiros, mas que a Apple é quem aprova. E o que se precisa para vender na App Store? Precisa-se da licença, um mac para desenvolver e um iPhone/iPod Touch para testar. Vocês perceberam? Se a Apple permitir que outros softwares possam ser ferramentas de desenvolvimento para iPhone/iPod Touch, então ela estará permitindo que computadores comuns com Windows e Adobe passem a desenvolver para a App Store. Ou seja, ela estará perdendo, deixando de vender todo o maquinário necessário para o desenvolvimento dos aplicativos.

A Apple não é boba e sabe que alguma coisa precisa ser feito para não perder o controle do que ela construiu. Entretanto, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Se a Adobe disse que com o novo Flash CS5 poderemos desenvolver para iPhone, gerando código em Objective-C, como será que a Apple descobrirá que aplicativo foi ou não gerado automaticamente? Eu não sei, mas acredito que a Apple saberá!

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos!

Ao navegar neste site, você consente o uso de cookies nossos e de terceiros, que coletam informações anônimas e são essenciais para melhorar sua experiência em nosso site.